Google Earth mostra acampamentos romanos na Arábia, diz pesquisa

2 min de leitura
Imagem de: Google Earth mostra acampamentos romanos na Arábia, diz pesquisa
Imagem: Fradley et al.

Sinais de uma guerra desconhecida pela História, que pode ter ocorrido há 1,9 mil anos entre o Império Romano e um povo beduíno do deserto da Arábia Saudita, foram detectados por um arqueólogo na tela de seu computador na Universidade de Oxford, quando concluía o seu pós-doutorado em Arqueologia.

Fradley faz parte de um projeto chamado Arqueologia Ameaçada no Oriente Médio e Norte da África (EAMENA) e, em seu trabalho, analisa fotos de satélite, entre elas as que são disponibilizadas em código aberto pelo Google Earth.

No ano passado, ele estava o utilizando o conhecido software de visualização de mapas em 3D, quando se deparou com uma forma clássica na areia do deserto entre a Jordânia e a Arábia Saudita. Para os especialistas, um registro parecido com uma "carta de baralho" gigante pode ser o indício de um acampamento romano no local.

O que os romanos faziam no deserto da Arábia?

Os supostos acampamentos romanos formavam uma linha até o oásis de Bayir.Os supostos acampamentos romanos formavam uma linha até o oásis de Bayir.Fonte:  Fradley et al. 

Após a descoberta da primeira "carta de baralho", Fradley detectou mais dois registros semelhantes seguindo uma linha em direção a um oásis em Bayir. De acordo com um estudo publicado dia 27 de abril na revista Antiquity, investigações posteriores sugerem que os contornos observados são vestígios de acampamentos militares romanos temporários.

Embora Fradley estime que as formações tenham sido ocupadas por centenas de soldados montados, provavelmente em camelos, não existe nenhum registro de incursão romana na região que, no século II, era ocupada pelos nabateus, um povo beduíno que tinha sua capital na icônica cidade de Petra, e era reconhecidamente aliado e alinhado com o Império Romano.

Uma guerra violenta?

A anexação do reino nabateu ao Império Romano pode ter sido violenta.A anexação do reino nabateu ao Império Romano pode ter sido violenta.Fonte:  Fradley et al. 

A linha dos acampamentos, que varia entre 37 a 44 quilômetros entre si, segue a direção da cidade nabateia de Dumal-al-Jandal, mas o caminho normal para esse local — hoje da Arábia Saudita — seria através de um vale seco chamado Wadi Sirhan. Isso reforça a tese de Fradley, de que os campos faziam parte de uma missão romana secreta para fazer um ataque surpresa.

Apesar de os registros romanos indicarem que, após a morte do rei nabateu em 106 d.C., o reino tenha se transferido pacificamente para o domínio romano, a coisa pode não ter sido bem assim.

O imperador Trajano tinha pressa em expandir suas rotas comerciais e as descobertas via Google Earth podem ser a prova de que a transição não foi pacífica, e até "mais violenta do que se pensava", conclui Fradley.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.