Fungos podem conversar entre si? Segundo os pesquisadores, a resposta é sim

Imagem de: Fungos podem conversar entre si? Segundo os pesquisadores, a resposta é sim
Imagem: Getty Images

Pesquisadores do Japão estão estudando a possibilidade de transferência de sinal elétrico entre fungos e árvores através das redes miceliais. As redes miceliais são importantes para os fungos, pois lhes permitem absorver nutrientes e água de forma mais eficiente, além de facilitar a disseminação de esporos e a colonização de novos substratos.

Com um papel fundamental na manutenção da saúde dos ecossistemas, as redes miceliais, permitem a comunicação e a troca de nutrientes entre diferentes espécies de plantas, animais e microrganismos.

Os fungos ectomicorrízicos são um tipo de fungo que estabelece uma relação simbiótica com as raízes de algumas plantas, principalmente árvores. Essa relação simbiótica é conhecida como micorriza e é uma associação mutualística entre o fungo e a planta, em que ambos se beneficiam.

Os testes foram realizados em um tipo de fungo ectomicorrízicos conhecido como Laccaria bicolor, pequenos cogumelos que crescem no chão da floresta e publicados na revista Fungal Ecology. Os cientistas conectaram eletrodos em seis dos cogumelos em um aglomerado e mediram os sinais elétricos que eles passavam entre si.

Os pesquisadores colocaram eletrodos em seis cogumelos para a análise. (Reprodução: Yu Fukasawa)Os pesquisadores colocaram eletrodos em seis cogumelos para a análise. (Reprodução: Yu Fukasawa)Fonte:  Universidade de Tohoku

Eles conseguiram perceber que os sinais flutuavam ao longo do tempo e pareciam se correlacionar com as mudanças de temperatura e umidade. Após um período de chuva, os sinais entre cogumelos mais próximos aumentou consideravelmente.

“No começo, os cogumelos exibiam menos potencial elétrico, e reduzimos isso à falta de precipitação”, disse Yu Fukasawa, pesquisador principal do estudo. “No entanto, o potencial elétrico começou a flutuar após a chuva, às vezes passando de 100 mV.”

"Nossos resultados confirmam a necessidade de mais estudos sobre os potenciais elétricos dos fungos em um verdadeiro contexto ecológico", acrescenta ele.