Novo rincossauro no Wyoming é batizado pelo povo ancestral da região

Imagem de: Novo rincossauro no Wyoming é batizado pelo povo ancestral da região
Imagem: Gabriel Ugueto

Paleontólogos da Universidade de Winsconsin-Madison anunciaram a descoberta de uma nova espécie de réptil antigo na formação geológica Popo Agie, no estado de Wyoming nos EUA. Descrito como um gênero de rincossauro hiperodapedontino, esse parente musculoso e herbívoro dos crocodilos recebeu o nome de Beesiiwo cooowuse.

O termo significa “grande lagarto da área de Alcova” e foi atribuído por anciãos da tribo Arapaho, em cujas terras ancestrais os espécimes fósseis foram encontrados. O sítio arqueológico é descrito pelo autor do artigo, David Lovelace, da UW-Madison, como "empolgante para fazer trabalho de campo porque esta formação geológica não foi realmente estudada em quase um século”,

Com 0,9 m de comprimento e uma boca em forma de bico, a criatura rincossauro está relacionada, ao mesmo tempo, a crocodilos e pássaros atuais e caminhou pela Terra há cerca de 250 a 227 milhões de anos. Ela foi identificada pelas suas fileiras de dentes diferenciadas, em forma de placas, que eram usadas para triturar e cortar plantas.

Placas dentárias maxilares isoladas do Beesiiwo cooowuse.Placas dentárias maxilares isoladas do Beesiiwo cooowuse.Fonte:  Fitch et al.

GettyImages

Parceria com os povos ancestrais

Há vários anos, os autores da pesquisa vêm desenvolvendo relacionamentos com alunos da Reserva Indígena Wind River em Wyoming, aos quais ensinam a analisar fósseis e ajudar a nomear espécies recém-identificadas. Nesse esforço, os anciãos também foram convidados a trabalhar em parceria com os cientistas.

Acostumado a escavar na região há quase trinta anos, Lovelace diz que aprendeu a respeitar as práticas locais, a autonomia nativa e sobretudo respeitar os seus conhecimentos.

Dessa forma – diz o paleontólogo – “obtemos essa interação multicultural e multigeracional no campo em que idosos, alunos da FWS, alunos da UW-Madison e cientistas estão todos trabalhando juntos para integrar a ciência ocidental, a ciência nativa e o conhecimento ecológico tradicional”.

Anciãos e crianças indígenas participaram das pesquisas. Anciãos e crianças indígenas participaram das pesquisas. Fonte:  Getty Images

A importância da descoberta do Beesiiwo cooowuse

Descrita no estudo publicado dia 10 de abril na revista Diversity, a descoberta da ordem Rhynchosauria – principalmente o Beesiiwo cooowuse – no Wyoming permite datar com maior exatidão a idade da Formação Popo Agie no Carniano, idade geológica do período Triássico, que se ocorreu há 237 milhões a 227 milhões de anos.

“A grande razão pela qual isso se torna importante é porque, nesse intervalo de tempo, os primeiros dinossauros evoluíram”, explica Lovelace.

Isso quer dizer que essas formações rochosas têm potencial para conservar uma parte do registro fóssil da América do Norte que de outra forma não seria preservada. Isso faz dela "uma janela incomparável" para essa diversidade, conclui.