É possível tomar vacina bivalente de covid e influenza no mesmo dia?

1 min de leitura
Imagem de: É possível tomar vacina bivalente de covid e influenza no mesmo dia?
Imagem: Unsplash

Com o início da edição 2023 da campanha nacional de imunização contra a influenza, que ocorre simultaneamente com a imunização contra o coronavírus, uma dúvida surgida no auge da pandemia voltou a ganhar destaque. É possível tomar as vacinas de covid-19 e gripe no mesmo dia?

De acordo com o Ministério da Saúde, as duas vacinas podem ser aplicadas juntas em adultos e adolescentes acima dos 12 anos. Um estudo da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) indicou não haver nenhum risco em receber as fórmulas ao mesmo tempo. A recomendação também vale para as vacinas bivalentes contra a covid-19.

Tanto a covid-19 quanto a gripe podem levar à síndrome respiratória aguda grave (SRAG) virais que podem aumentar a incidência na época mais fria do ano. Oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ambas as vacinas são o principal fator de proteção disponível atualmente, ajudando a evitar o agravamento destas doenças.

As duas vacinas podem ser aplicadas juntas, segundo o Ministério da Saúde.As duas vacinas podem ser aplicadas juntas, segundo o Ministério da Saúde.Fonte: Getty Images

A aplicação dos imunizantes pode gerar efeitos colaterais como dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça, mal-estar e calafrios, entre outras reações leves e moderadas. No entanto, os sintomas costumam desaparecer de 24 horas a 48 horas após a vacinação, conforme as autoridades de saúde.

Grupos elegíveis

A aplicação das vacinas contra gripe e covid-19 (reforço bivalente) está sendo oferecida para grupos elegíveis, que podem variar conforme a cidade e o estado. Entre os públicos prioritários, estão as pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, imunocomprometidos, gestantes e puérperas.

No caso da vacina contra covid-19, podem estar disponíveis as doses monovalentes, liberadas para toda a população acima dos seis meses de idade, e a bivalente, que por enquanto está restrita às idades mais avançadas e profissionais de saúde, entre outros públicos. A recomendação de aplicação em conjunto vale para ambas.

Pessoas com diagnóstico de covid-19 e doenças febris agudas ou moderadas devem aguardar o desaparecimento dos sintomas para se imunizarem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.