Startup japonesa quer vender chuvas de meteoros artificiais

1 min de leitura
Imagem de: Startup japonesa quer vender chuvas de meteoros artificiais
Imagem: Sky Canvas

Um projeto divulgado no final do mês passado por uma startup japonesa promete realizar chuvas de meteoros sob demanda. Isso significa que um dos mais belos fenômenos astronômicos poderá agora ser encomendado e agendado como uma nova forma de “entretenimento espacial”, e ainda será possível realizar pesquisa climática crítica com o evento, diz o anúncio.

Investindo na admiração causada pelo espetáculo natural de incineração de objetos espaciais na atmosfera, a empresa ALE Co. de Tóquio, no Japão, quer transformar "o céu noturno em uma vitrine para estrelas cadentes feitas pelo homem". O principal objetivo, diz o site da empresa, é usar o céu estrelado como fonte de curiosidade científica.

Mas não se trata apenas de diversão: esses "meteoros artificiais" visam também estudar o caminho e a emissão de luz das estrelas cadentes naturais, para entender melhor "os mistérios da atmosfera da Terra". O objetivo é facilitar a obtenção de dados climáticos do planeta em uma região da atmosfera muito alta para ser atingida por balões meteorológicos e muito baixa para ser observada por satélites.

Como fabricar uma chuva de meteoros?

Equipe da Sky Canvas prepara esferas "replicadoras de meteoros" para serem lançadas na atmosferaEquipe da Sky Canvas prepara esferas "replicadoras de meteoros" para serem lançadas na atmosferaFonte:  Sky Canvas 

A luz emitida por um meteoro, que encanta os observadores, é causada pelo aquecimento aerodinâmico extremo provocado pelo atrito de pequenos fragmentos de rocha ou metal (meteoroides) com a atmosfera da Terra. O que o Sky Canvas faz é replicar esse fenômeno natural, liberando de seus satélites pequenas partículas que se tornam meteoros.

Assim, "a experiência rara, bela e celestial" – diz o site – pode ser recriada com o apertar de um botão. Os meteoros artificiais são na verdade pequenas esferas feitas de material do próprio satélite, com um centímetro de diâmetro, que imitam o brilho das estrelas cadentes ao se queimar na atmosfera.

O Sky Canvas é o primeiro modelo de estrela cadente criada pelo homem com o objetivo de promover experiências coletivas de entretenimento e inspiração científica, além de explorar comercialmente um novo mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.