NASA cria modelo computacional com IA que prevê tempestades solares

Imagem de: NASA cria modelo computacional com IA que prevê tempestades solares
Imagem: Getty Images

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) anunciou um novo modelo computacional que consegue detectar tempestades solares combinando inteligência artificial (IA) e dados da agência espacial. O modelo envia notificações com até 30 minutos de antecedência sobre as tempestades que estão prestes a acontecer.

Usando dados de erupções solares capturadas por satélites e de perturbações solares observadas por estações terrestres, o modelo computacional DAGGER (Deep Learning Geomagnetic Perturbation) é capaz de prever eventos geomagnéticos ao combinar uma inteligência artificial com os dados obtidos pela NASA nos últimos anos, fornecendo previsões com precisão e rapidez.

Em um artigo sobre o modelo computacional publicado na revista científica Space Weather, os pesquisadores explicam que o método usa a técnica de aprendizado de máquina (machine learning) para analisar dados de estações terrestres em todo o mundo e identificar tempestades geomagnéticas. A tecnologia foi desenvolvida por uma equipe de cientistas do Frontier Development Lab, um projeto criado em parceria entre a NASA, o Departamento de Energia e o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A notificação com antecedência pode ajudar na prevenção de impactos causados em redes elétricas e em outras estruturas; imagem de uma erupção solar capturada pela NASA em 2014.A notificação com antecedência pode ajudar na prevenção de impactos causados em redes elétricas e em outras estruturas; imagem de uma erupção solar capturada pela NASA em 2014.Fonte:  NASA/SDO

Prevendo tempestades solares

“Com esta IA, agora é possível fazer previsões globais rápidas precisas e tomar decisões em caso de tempestade solar, minimizando – ou mesmo prevenindo – a devastação da sociedade moderna”, disse o principal autor do estudo sobre o modelo DAGGER, Dr. Vishal Upendran.

Uma tempestade solar, ou geomagnética, é uma perturbação da magnetosfera da Terra provocada por ondas de vento solar em uma interação com o campo magnético da Terra. Essas tempestades podem causar diversas consequências, como falhas na distribuição de energia, interrupções de satélites, entre outros efeitos.

A função do DAGGER é combinar os diferentes dados da NASA para fornecer uma previsão sobre a área afetada e permitir que os responsáveis pela região executem preparações adequadas — por exemplo, uma das soluções pode ser desligar temporariamente os sistemas e equipamentos sensíveis aos eventos geomagnéticos.