Stephen Hawking: veja 5 livros para conhecer a obra do cientista

Imagem de: Stephen Hawking: veja 5 livros para conhecer a obra do cientista
Imagem: Lwp Kommunikáció/Flickr

Se você já assistiu ao filme A Teoria de Tudo (The Theory of Everything, de James Marsh), lançado originalmente em 2014, provavelmente conheceu um pouco mais sobre a história de Stephen Hawking, um dos cientistas mais importantes d8o mundo.

Com seus inúmeros estudos e experimentos no campo da física, mesmo com todas as limitações impostas por uma grave doença, Hawking seguiu com grandes pesquisas e divulgação científica, participando também, ocasionalmente, de séries e filmes interpretando a si mesmo — por exemplo, quem se lembra dele em The Big Bang Theory?

(Getty Images/Reprodução)(Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images

No último dia 14 de março, completou-se 4 anos de sua morte. E para sempre manter sua prolífera obra em alta e na mente de todos aqueles que acreditam no poder da ciência, selecionamos alguns dos livros mais célebres lançados por ele durante a vida.

Confira logo abaixo!

Minha Breve História (My Brief History)

(Intrínseca/Reprodução)(Intrínseca/Reprodução)Fonte:  Intrínseca

Publicado originalmente em 2013, este livro consiste em uma autobiografia de Stephen Hawking. Ao trazer suas memórias pessoais para o centro das atenções, o autor lança um profundo olhar para sua vida e contribuições, mostrando como tudo fez sentido no final das contas. A história do cientista desde sua infância em Londres, durante o pós-guerra, até seus casamentos e vida acadêmica são abordados de um jeito preciso.

É uma obra interessante para quem quiser entender um pouco mais sobre sua figura, indo além das questões que comumente são divulgadas sobre ele. Além disso, o olhar dado pelo próprio Hawking sobre algumas questões torna tudo ainda mais atrativo.

O Universo numa Casca de Noz (The Universe in a Nutshell)

(Intrínseca/Reprodução)(Intrínseca/Reprodução)Fonte:  Intrínseca

Talvez esse seja um dos seus livros mais famosos, sobretudo por conta do título irreverente. Em linhas gerais, muitos consideram como uma sequência direta para os assuntos desenvolvidos em Uma Breve História do Tempo (1988).

Ao longo de suas páginas, o autor escreve algumas observações sobre vários assuntos ligados aos Teoremas da Incompletude de Gödel e também considerações sobre a teoria das supercordas envolta na mecânica quântica. O livro foi vencedor do Aventis Prizes for Science Books em 2002, ano seguinte ao seu lançamento oficial.

Buracos Negros, Universos-Bebês e outros Ensaios (Black Holes and Baby Universes and other Essays)

(Bantam/Reprodução)(Bantam/Reprodução)Fonte:  Bantam

Em 1993, quando esse livro chegou às prateleiras das livrarias do mundo inteiro, Stephen Hawking já era uma figura muito popular, tanto entre os cientistas quanto entre leigos no assunto de seus estudos. Apesar disso, essa obra, que reúne diversas palestras, ensaios e outros textos do autor, conseguiu se aproximar bastante de leitores dos mais variados tipos.

A partir dele, muitos acadêmicos continuaram a pensar sob uma nova perspectiva a respeito da divulgação científica, tendo em vista que nessa época diferentes estudiosos queriam se aproximar ainda mais do público. Muitos dos textos encontrados nessa obra postulam teorias sobre buracos negros, indo de sua termodinâmica à relatividade.

Breves respostas para grandes questões (Brief Answers to the Big Questions)

(Intrínseca/Reprodução)(Intrínseca/Reprodução)Fonte:  Intrínseca

O último livro do cientista foi lançado postumamente alguns meses depois de sua morte em 2018. Segundo a editora, havia diversas partes incompletas em ideias e conceitos abordados, que foram gentilmente costuradas por colegas acadêmicos e familiares do físico. Conforme o próprio título sugere, o livro tenta examinar alguns dos maiores mistérios do universo, que costumam deixar as pessoas reflexivas em todos os aspectos.

Dessa maneira, também é notável como os capítulos podem se aproximar muito de leitores comuns, que gostam de saber sobre aspectos gerais da ciência mesmo sem muita pesquisa aprofundada na área. Curiosamente, o prefácio foi escrito por Eddie Redmayne, que deu vida ao cientista no cinema, um papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator de 2015.

Uma Breve História do Tempo (A Brief History of Time)

(Intrínseca/Reprodução)(Intrínseca/Reprodução)Fonte:  Intrínseca

E por fim, o primeiro livro de Stephen Hawking, lançado em 1988 e já comentado anteriormente como o predecessor de O Universo numa Casca de Noz (2001). De certa maneira, a obra se tornou um marco para a divulgação científica, abordando aspectos gerais da cosmologia, ciência que se dedica a estudar a origem e a composição do universo.

A primeira edição contou com introdução desenvolvida por Carl Sagan, um outro notável cientista que dedicou sua vida à divulgação de estudos acadêmicos para o público geral. Uma Breve História do Tempo aborda fenômenos como o Big Bang e buracos negros, discutindo conceitos básicos da física, trazendo a noção de espaço e tempo para um campo harmônico e palpável a muitos leitores.

Qual seu livro favorito do autor? Não deixe de comentar!