Júpiter se torna planeta com mais luas no Sistema Solar; são 92 conhecidas

Imagem de: Júpiter se torna planeta com mais luas no Sistema Solar; são 92 conhecidas
Imagem: Unplash

Em uma nova reviravolta, Júpiter volta a ser o planeta do Sistema Solar com o maior número de luas conhecidas pela humanidade. O fato é consequência da descoberta de 12 novos corpos celestes que orbitam o gigante gasoso.

O planeta havia perdido a liderança para Saturno em 2019, mas voltou ao primeiro lugar do pódio. No total, são 92 satélites naturais contra 83 do segundo lugar. A contagem é feita pelo Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional, responsável pelos registros.

No total, 12 novas luas foram descobertas na órbita de Júpiter (Fonte: Pixabay/WikiImages)No total, 12 novas luas foram descobertas na órbita de Júpiter (Fonte: Pixabay/WikiImages)Fonte:  Pixabay/WikiImages

O professor e astrônomo Scott Sheppard foi o responsável por essa mudança no ranking. Ele, que trabalha no Instituto Carnegie pela Ciência, buscava pelo hipotético Planeta Nove, que orbitaria a zona externa do sistema solar.

Foi então que Júpiter entrou no caminho dos telescópios, ostentando sua abundância de luas. Como usavam telescópios com maior capacidade de ampliação da resolução e com campo de visão mais amplo, o grupo de pesquisa inglês foi capaz de identificar os corpos celestes.

Segundo o professor, em nota, não é estranho que só agora estejamos descobrindo tais objetos. As luas encontradas são pequenas, com tamanhos entre 1 e 3 quilômetros, e a luz que refletem é ofuscada pelo enorme planeta que orbitam.

Assim como a maioria dos outros satélites de Júpiter, as novas luas fazem um movimento retrógrado, oposto à rotação do planeta. Esse é um indício de que elas tenham sido capturadas pela gravidade do gigante.

Os corpos ainda não foram batizados, mas sua confirmação coloca Júpiter à frente na contagem de luas do sistema solar. Entretanto, os pesquisadores concordam que devem existir ainda muitos outros satélites desconhecidos, seja neste planeta, em Saturno ou mesmo nos gasosos mais distantes, Netuno, que atualmente tem 14 registrados, e Urano, que soma 27.