Lente de contato inteligente é capaz de detectar e tratar glaucoma

1 min de leitura
Imagem de: Lente de contato inteligente é capaz de detectar e tratar glaucoma
Imagem: Unsplash

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang (POSTECH), na Coreia do Sul, desenvolveu uma lente de contato inteligente que pode detectar pacientes com glaucoma e, ao mesmo tempo, realizar o tratamento da condição. Nomeada de theranostic, a lente foi apresentada em um estudo publicado na revista científica Nature Communications.

A lente inteligente foi desenvolvida com um sensor que mede a pressão intraocular (PIO) e possui um sistema flexível capaz de administrar medicamentos para o tratamento do glaucoma. O mais impressionante é que a theranostic consegue administrar a quantidade correta de medicamento de acordo com a resposta do medidor de pressão intraocular — a maioria dos sensores atuais não têm essa função.

O sensor de PIO utiliza nanofios ocos de ouro, integrados ao sistema flexível de administração de medicamentos, ao sistema de energia e comunicação sem fio e ao chip de circuito integrado — o chip foi desenvolvido especialmente para a lente. No estudo, os pesquisadores apresentaram resultados positivos e indicam que o theranostic realizou uma excelente medição de pressão intraocular e aplicação de medicamentos.

A imagem apresenta um modelo digital da lente de contato inteligente.A imagem apresenta um modelo digital da lente de contato inteligente.Fonte:  Reprodução/POSTECH 

Lente inteligente para tratar glaucoma

“Esperamos que a comercialização precoce das recém-desenvolvidas lentes de contato inteligentes theranostic para fazer diagnõstico e tratamento da pressão intraocular de glaucoma proporcione a adesão dos pacientes com glaucoma”, disse um dos principais co-autores do estudo, o professor Sei Kwang Hahn.

O glaucoma é uma doença responsável por elevar a PIO, provocando lesões no nervo óptico e problemas visuais. Existem diferentes tipos de glaucoma e, comumente, costuma ser relatado por pessoas acima dos 40 anos. A visão periférica é a primeira afetada, mas alguns casos podem até levar a perda total da visão.

A lente de contato inteligente pode ser o melhor tratamento personalizado para o glaucoma, pois oferece excelente estabilidade química e biocompatibilidade — em testes realizados em coelhos, a lente se mostrou altamente eficaz. Os cientistas afirmam que o sistema da theranostic também pode ser aplicado em diferentes dispositivos vestíveis.

Em muitos casos, os pacientes de glaucoma usam colírios para diminuir a pressão intraocular, contudo, um dispositivo que administra medicamentos continuamente pode ser a melhor opção de tratamento. Ainda não há previsão para o lançamento da theranostic aos consumidores finais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.