Medidor de pressão e outros 7 equipamentos médicos para ter em casa

3 min de leitura
Imagem de: Medidor de pressão e outros 7 equipamentos médicos para ter em casa
Imagem: Shutterstock

Quais aparelhos médicos estão incluídos no seu kit de primeiros socorros? Além de remédios e materiais para curativos, pode ser interessante incluir no seu kit equipamentos médicos de uso domiciliar.

Há muitos aparelhos hospitalares que podem ser usados para monitorar a sua saúde e da sua família. Mantendo uma rotina de cuidados é possível prevenir ou pelo menos antecipar a necessidade de visitas a clínicas emergenciais.

Ficou interessado? Então, confira uma lista com os dispositivos medicinais mais indicados para se ter em casa!

Tenho em casa mais do que medicamentos (Fonte: Shutterstock)Tenho em casa mais do que medicamentos (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

1. Medidor de pressão

Um dos equipamentos médicos mais importantes para se ter em casa é o medidor de pressão, sobretudo se houver pessoas hipertensas na família. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, a principal causa de mortes são as doenças cardiovasculares.

Esse dado reforça a importância de se manter a vigilância da pressão arterial, bem como medicação adequada – quando necessária e indicada por um especialista –, para evitar infarto, AVC ou qualquer outro problemas na circulação sanguínea.

O medidor de pressão digital é bastante prático (Fonte: Shutterstock)O medidor de pressão digital é bastante prático (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Hoje já encontramos no aparelho para aferência da pressão sanguínea analógicos, com a braçadeira insufladora – também chamado esfigmomanômetro – ou digitais, disponíveis em diversos modelos.

2. Termômetro

Tenha um termômetro para acompanhar sua temperatura em caso de febre (Fonte: Shutterstock)Tenha um termômetro para acompanhar sua temperatura em caso de febre (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Febre é um sintoma comum de várias doenças frequentes no nosso dia-a-dia, não é mesmo? Por isso, o termômetro é um instrumento fundamental. Afinal, o monitoramento da temperatura corporal em casa também é importante para o acompanhamento médico.

É possível comprar tanto termômetros de mercúrio quanto os digitais. Sendo que os digitais não apresentam risco de contaminação por mercúrio e medem a temperatura com precisão em um prazo mais curto de tempo. Vale a pena investir!

3. Lanterna

Com uma lanterna clinica é possível conferir o estado olhos e cavidades (Fonte: Shutterstock)Com uma lanterna clinica é possível conferir o estado olhos e cavidades (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

A lanterna clínica é um aparelho simples, prático e leve, cabe no bolso. Parece uma caneta com uma iluminação de LED. Pode ser usado para testar o reflexo da pupila (ou fotomotor), a fim de avaliar possíveis danos neurológicos.

E não só isso, é útil para avaliar o estado da faringe – porção superior da garganta –, onde pode haver sintomas de inflamações ou infecções.

4. Oxímetro

Use um oxímetro para companhar sua saturação de oxigênio (Fonte: Shutterstock)Use um oxímetro para companhar sua saturação de oxigênio (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

O oxímetro mede a saturação de oxigênio, ou seja, a quantidade de oxigênio circulando na corrente sanguínea. Ele mostra também a frequência cardíaca.

Uma queda na quantidade de oxigênio disponível no sangue pode gerar danos cardíacos e cerebrais graves. Dessa maneira, é importante que essa variável seja supervisionada, principalmente em pacientes com doenças pulmonares.

5. Purificador

O purificador de ar remove microrganismos, pólen e poluentes do ar. Assim como o umidificador, ele melhora a qualidade do ar, trazendo maior conforto e qualidade de vida para pessoas que sofrem com alergias e doenças respiratórias.

6. Otoscópio

Com o otoscópio é possível avaliar o ouvido de um paciente, tanto a parte interna quanto a externa. É um aparelho que auxilia na detecção de anomalias no ouvido, tais quais pode danificar tanto a audição quanto o equilíbrio de uma pessoa.

7. Umidificador

A qualidade do ar melhora bastante com um umidificador de ar (Fonte: Shutterstock)A qualidade do ar melhora bastante com um umidificador de ar (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

O umidificador é um aparelho já bastante comum em lares brasileiros. Esse equipamento ajuda a manter a umidade relativa do ar dentro de casa em níveis mais agradáveis — entre 50-60%, segundo a OMS.

O ar seco pode afetar especialmente pessoas com algumas doenças respiratórias, como rinite, bronquite ou sinusite, prejudicando sua respiração. Ao aumentar a umidade do ar, o umidificador aumenta a qualidade de vida dessas pessoas.

8. Celulares e smartwatches

Apesar de não serem aparelhos médicos, celulares e smartwatches também podem te ajudar a cuidar da sua saúde e bem-estar. Existem vários aplicativos para celular que te auxiliam a manter hábitos saudáveis, como te lembrar quando é hora de comer frutas e vegetais ou beber mais água.

Já os relógios de pulso inteligentes, possuem sensores para monitoramento de diversos sinais vitais, verificando sua saúde cardíaca e de sono, por exemplo.

Cientistas tem desenvolvido novas tecnologias para o supervisionar a sua saúde em casa, como tatuagens, adesivos com biosensores e até um aparelho eletrônico que avalia sua saúde por meio da urina.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para manter-se atualizado sobre saúde e entretenimento ligados à tecnologia. Até mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.