menu
Logo TecMundo
Ciência

Google licencia inteligência artificial que detecta câncer de mama

A aliança entre o Google e a empresa de tecnologia médica tem como objetivo melhorar o padrão de diagnóstico de câncer de mama

Avatar do(a) autor(a): Jennifer Mariane Galdino de Queiroga Egues

schedule30/11/2022, às 07:00

Google licencia inteligência artificial que detecta câncer de mamaFonte:  Shutterstock 

Imagem de Google licencia inteligência artificial que detecta câncer de mama no tecmundo

Na segunda (28), o Google anunciou o licenciamento de sua ferramenta de rastreio do câncer de mama com uso de inteligência artificial (IA) para a empresa de tecnologia médica iCAD. Esta é a primeira vez que a empresa licencia a tecnologia.

A parceria entre as empresas visa, em breve, disponibilizar a IA treinada para a identificação da doença para centros médicos, agilizando, e tornando mais confiáveis as análises de exames.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

De acordo com dados da Fundação do Câncer, em 2020, houve 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. Esse tipo de câncer é prevalente em mulheres, no entanto, homens também podem desenvolver a doença.

Embora ainda não haja um prazo para que a tecnologia esteja disponível em clínicas médicas, a iCAD atua no mundo todo, o que abre a possibilidade de a IA especializada na detecção do câncer de mama ficar disponível também no Brasil.  

Mesmo não sendo tecnologia de ponta, o autoexame é essencial para prevenção e detecção precoce do câncer de mama.Mesmo não sendo tecnologia de ponta, o autoexame é essencial para prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Atualmente, não existe um exame específico para o diagnóstico de câncer de mama. Mas apesar das várias possibilidades, nenhuma está livre de interpretações equivocadas.

Mesmo não sendo infalível, em pesquisa publicada em 2020 na revista Nature, a tecnologia para rastreio de câncer atingiu uma média satisfatória de detecções.

Além disso, diminuiu em 9,4% as análises de falsos negativos, e em 5,7% os falsos positivos, durante os testes, mostrando confiabilidade nos resultados.

Dentro da nova parceria, a iCAD já tem planos para o uso da IA na análise de mamografias 3D. 

A fim de analisar anomalias no tecido mamário, que possam indicar presença de câncer, a iCAD espera que o rastreio seja mais ágil, confiável, e indique sinais de alerta para prevenção e acompanhamento. 

É desejo de ambas as empresas que essa tecnologia seja disponibilizada para o mercado, incorporando mais uma ferramenta, útil e eficaz, na luta contra o câncer de mama.