Reator solar consegue reciclar gás poluente e plástico

Imagem de: Reator solar consegue reciclar gás poluente e plástico
Imagem: Shutterstock

Resíduos de plástico e gases do efeito estufa são dois dos problemas mais comuns para a natureza, mas cientistas conseguiram usar ambos em processos de "reciclagem". Em um estudo publicado na revista científica Nature Synthesis, cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirmam que desenvolveram um reator movido a luz solar que converte esses materiais em diferentes produtos químicos úteis.

Cientistas já desenvolveram máquinas que convertem os materiais em óleos, combustíveis e outros produtos químicos. Contudo, a nova pesquisa conseguiu criar o primeiro reator que pode fazer a conversão do CO2 e dos resíduos plásticos ao mesmo tempo. Os pesquisadores colocam os materiais em diferentes compartimentos e, por meio de um catalisador de cobre-paládio, eles são convertidos em algo mais útil.

Para ativar o catalisador, foi usada a energia capturada pela luz solar, que converteu as garrafas de PET em ácido glicólico e o CO2 em monóxido de carbono — ambos são usados abundantemente em diferentes indústrias. Além disso, o reator é bastante eficiente e produz até 100 vezes mais que outros reatores baseados em energia solar.

O reator (foto) produziu a uma taxa muito maior que os processos convencionais de redução de CO2O reator (foto) produziu a uma taxa muito maior que os processos convencionais de redução de CO2Fonte:  Universidade de Cambridge

“Geralmente, a conversão de CO2 requer muita energia, mas com nosso sistema, basicamente, você apenas acende uma luz e começa a converter produtos nocivos em algo útil e sustentável. Antes desse sistema, não tínhamos nada que pudesse fazer produtos de alto valor de forma seletiva e eficiente”, disse um dos autores do estudo, Motiar Rahaman.

Convertendo CO2 e plástico

Segundo outro autor do estudo, Subhajit Bhattacharjee, o sistema é especial por conta da sua versatilidade e capacidade de ajustes. Ele diz que a ideia do projeto foi desenvolver um dispositivo que possa ser atualizado, assim, no futuro, eles podem trocar o catalisador para produzir produtos mais complexos.

“Converter resíduos em algo útil usando energia solar é um dos principais objetivos de nossa pesquisa. A poluição plástica é um grande problema em todo o mundo e, muitas vezes, muitos dos plásticos que jogamos nas lixeiras são incinerados ou acabam em aterros", disse o autor sênior do estudo e professor do departamento de química da Universidade de Cambridge, Erwin Reisner.

O reator foi desenvolvido com células solares que usam a perovskita, que tem se mostrado uma das melhores alternativas para o setor de energia solar. Recentemente, uma célula solar produzida de silício e perovskita até bateu o novo recorde de eficiência.