Nasa aposenta sonda InSight, que investigou terremotos em Marte

1 min de leitura
Imagem de: Nasa aposenta sonda InSight, que investigou terremotos em Marte
Imagem: Reprodução artística NASA/JPL-Caltech

Depois de mais quatro anos em missão, a sonda InSight, da NASA, se aposenta. De acordo com a agência, o último sinal foi recebido em 15 de dezembro de 2022.

A sonda de Exploração Interior usando Investigações Sísmicas, Geodésia e Transporte de Calor (InSight), foi enviada à Marte maio de 2018 com o intuito de estudar características do interior profundo e da crosta do planeta vermelho.

Durante sua missão, a InSight foi capaz de detectar 1.319 marsquakes, terremotos marcianos, causados não apenas por movimentações naturais do planeta, mas também por impactos de meteoros.

Última selfie de InSight! A foto foi tirada em abril de 2022.Última selfie de InSight! A foto foi tirada em abril de 2022.Fonte:  NASA 

Os dados gerados por essas perturbações geológicas ajudaram, e continuarão ajudando, a compreender a idade de Marte e a composição de sua crosta, manto e núcleo.

Mas essas informações podem extrapolar os limites marcianos. Compreendendo o planeta vermelho, os cientistas podem inferir teorias sobre a formação e funcionamento de outros planetas rochosos, incluindo a própria Terra.

Por que a InSight foi desativada?

Painel solar da InSight coberto por poeira.Painel solar da InSight coberto por poeira.Fonte:  NASA/JPL-Caltech 

Poeira, esse foi o motivo. A sonda era alimentada por painéis solares que convertiam luz do sol em energia elétrica.

Mas, mesmo com medidas para minimizar os estragos da poeira marciana, os painéis foram gradualmente diminuindo sua capacidade de captação da luz solar, diminuindo drasticamente a geração de energia.

Com parte do sistema inoperante desde julho, a sonda deu seu último adeus em 15 de dezembro de 2022.

E assim nos despedimos da importante sonda que mudou a forma como observamos e estudamos Marte e os planetas rochosos: até mais InSight, e obrigada pelos peixes!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.