Veja um robô com asas que consegue pousar sozinho em galho

1 min de leitura
Imagem de: Veja um robô com asas que consegue pousar sozinho em galho
Imagem: Raphael Zufferey / Tech Xplore

Pesquisadores criaram uma garra que permite que ornitópteros possam empoleirar de forma autônoma em galhos, assim como os pássaros. Os resultados do estudo foram publicados na revista Science Communications.

Os ornitópteros são máquinas bioinspiradas em pássaros, que batem as asas para conseguir propulsão e planeio. Apesar de conseguirem simular o modo de voo das aves, uma coisa ainda era limite: o pouso.

Apesar da eficiência no voo, a dificuldade de pouso dos robôs limitava seu uso.Apesar da eficiência no voo, a dificuldade de pouso dos robôs limitava seu uso.Fonte:  Shutterstock 

Mas graças à parceria entre a EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça) e a Universidade de Sevilha, na Espanha, esse impasse começou a ter solução.

Os cientistas criaram um robô ornitóptero com garra única, capaz de realizar o pouso em um poleiro horizontal, sozinho!

Veja o vídeo.

Raphael Zufferey, criador da garra e estudante de pós-doutorado no Laboratório de Sistemas Inteligentes e no Laboratório de Biorrobótica da EPFL, explica que a opção por uma única garra, ao invés de duas como nas aves, foi devido à necessidade de manter a leveza e estabilidade do robô.

Mas com isso, o sistema de trem de pouso precisava garantir a estabilidade do robô ao pousar, além de suportar o peso e o impacto na aproximação com o alvo.

Além disso, para alcançar o equilíbrio entre agilidade e precisão, o robô contém diversos sensores que indicam velocidade, distância e até mesmo noções de posição relativa entre o objeto e o alvo. Essa operação conjunta dos sensores dá ao robô a possibilidade do pouso autônomo.

A garra foi projetada pelo cientista Raphael ZuffereyA garra foi projetada pelo cientista Raphael ZuffereyFonte:  Raphael Zufferey / Tech Xplore 

Por enquanto os testes foram realizados apenas em laboratório, devido à necessidade de monitoramento para correção de falhas.

Mas com o sucesso das tentativas, os pesquisadores estão animados com os possíveis usos dos ornitópteros, que podem ser desde coleta de amostras em locais de difícil acesso humano, até o aumento da autonomia de voo, já que pousados, os robôs podem recarregar com energia solar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.