Quais missões espaciais serão lançadas em 2023?

3 min de leitura
Imagem de: Quais missões espaciais serão lançadas em 2023?
Imagem: Shutterstock

Vivemos na época de ouro da astronomia e da astronáutica. Esses são tempos em que a tecnologia nos permite, além de descortinar janelas jamais vistas no Universo, manter uma presença permanente no espaço. Com isso, conseguimos chegar cada vez mais perto de obter novas respostas para perguntas fundamentais como “há vida fora da Terra?”, “como chegamos até aqui?” e “qual será o futuro do nosso planeta?”

Nesse cenário, a humanidade tem levado continuamente seus instrumentos ao espaço para se aprofundar no conhecimento do Cosmos, e em 2023 não será diferente! Selecionamos aqui as principais missões espaciais com lançamentos previstos para 2023!

Jupiter Icy Moons Explorer (JUICE)

Representação artística da JUICE da ESA.Representação artística da JUICE da ESA.Fonte:  NASA 

As luas geladas dos maiores planetas do Sistema Solar são consideradas pelos astrônomos como alguns dos lugares mais promissores para encontrar vida fora da Terra. Em meados de 2023, mas ainda sem data de lançamento exata, o Jupiter Icy Moons Explorer (JUICE) deve ser lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA) a bordo do foguete Ariane 5. O lançamento será feito da Guiana Francesa e irá iniciar uma jornada de que levará oito anos até Júpiter.

Assim que a sonda entrar na órbita do planeta, em 2031, começará uma pesquisa de três das maiores luas do gigante gasoso: Ganímedes, Calisto e Europa. Cada uma dessas luas é um corpo rochoso coberto por espessa camada de gelo, sob a qual acredita-se que existam oceanos líquidos.

O principal objetivo científico de JUICE será mapear as luas em alta resolução e caracterizar as várias camadas dos oceanos abaixo de suas superfícies.

PSYCHE

Representação artística da sonda PSYCHE da NASA.Representação artística da sonda PSYCHE da NASA.Fonte:  NASA 

Durante o verão do Hemisfério Norte de 2023, com o mês limite de outubro, a agência espacial americana, NASA, planeja lançar sua espaçonave Psyche a bordo do foguete Falcon Heavy da SpaceX para explorar um asteroide rico em ferro que possui o mesmo nome, 16 Psyche.

Localizado no cinturão de asteroides principal do Sistema Solar, entre as órbitas de Marte e Júpiter, acredita-se que o asteroide 16 Psyche seja o remanescente de um protoplaneta dos primeiros momentos da formação do nosso sistema. A sonda PSYCHE tem o objetivo de estudar sua composição química, a distribuição de massa o campo magnético e diversas outras propriedades físicas dessa rocha espacial.

Com os dados obtidos pela sonda, é possível que os cientistas consigam aprender mais sobre como os planetas podem ter se formado, além de entender melhor as estruturas do cinturão de asteroides mais próximos da Terra.

OSIRIS-REx

Representação artística da sonda OSIRIS-REx da NASA.Representação artística da sonda OSIRIS-REx da NASA.Fonte:  NASA 

Ainda na temática asteroides, no dia 24 de setembro de 2023, a sonda OSIRIS-REx (da sigla em inglês para Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security, Regolith Explorer) da NASA retornará parcialmente para a Terra após seu encontro para coletar amostras do asteroide Bennu que ocorreu em 2020.

Nesse dia, uma cápsula contendo amostras do solo de Bennu será lançada de volta à Terra para pousar em uma base da força aérea estadunidense no estado de Utah. A sonda OSIRIS-REx seguirá rumo, então, continuando a caminho de sua próxima missão, que é encontrar o asteroide Apophis, um dos principais asteroides próximos da Terra, previsto para acontecer no ano de 2029.

Chandraayan 3

Representação artística da sonda Chandraayan 3 da ISRO.Representação artística da sonda Chandraayan 3 da ISRO.Fonte:  ISRO 

Chandrayaan 3 é uma missão da ISRO (Indian Space Research Organization) que tem como principal objetivo colocar um módulo de pouso e um rover no polo sul da Lua em 2023. Previsto para ser lançado no mês de junho no veículo de lançamento pesado GSLV Mark 3, a Chandraayan 3 é a sequência da missão anterior que falhou, a Chandrayaan 2, e conta com melhorias significativas para garantir um pouso seguro.

A sonda contará também com um satélite de retransmissão de comunicações e dados para transmitir dados dos instrumentos a bordo: um sismômetro, um experimento de fluxo de calor e alguns espectrômetros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.