Neymar usa crioterapia para recuperação na Copa; conheça a técnica

1 min de leitura
Imagem de: Neymar usa crioterapia para recuperação na Copa; conheça a técnica
Imagem: Reprodução/Lucas Figueiredo/CBF/Flickr

Durante a partida do Brasil contra a Sérvia na Copa do Mundo 2022, realizada na última quinta-feira (24), Neymar sofreu uma forte lesão no tornozelo, o impedindo de retomar aos campos durante os próximos jogos — o lateral-direito Danilo também lesionou o tornozelo. Desde a partida, o craque usa aparelhos de alta tecnologia em um tratamento intensivo, principalmente, com crioterapia.

Para o tratamento dos atletas brasileiros na Copa do Mundo 2022, a crioterapia está sendo realizada em parceria com a empresa Avanutri, responsável por desenvolver o Cryo Sport — trata-se de uma bota de redução de temperatura combinada com compressão controlada. Assim, a tecnologia usa a combinação de crioterapia e compressoterapia para auxiliar Neymar e Danilo durante o tratamento.

Além disso, segundo o Estadão, Neymar também faz três sessões diárias de criosauna, um tipo de cabine gelada que produz névoa de nitrogênio para reduzir a temperatura do ambiente — os atletas permanecem nessa máquina por até três minutos. O objetivo do tratamento é estimular a recuperação, cicatrização e reduzir inflamações.

"Nos casos de Neymar e Danilo, o equipamento é utilizado para redução de edema, já que faz uma compressão contínua, prática amplamente utilizada em clubes brasileiros e no exterior também, trazendo excelentes resultados na recuperação de atletas”, disse o fisioterapeuta coordenador do Vasco e membro da Avanutri, Alexandre Barbosa, ao UOL.

Crioterapia na Copa do Mundo 2022

O Cryo Sport também permite regular o fluxo e a temperatura da água para uma troca de calor mais eficiente na região afetada, atingindo 360 graus do local lesionado. O objetivo é atuar em todas as áreas inflamadas ao mesmo tempo.

Para realizar a crioterapia, o atleta deve submergir a área afetada, ou o corpo inteiro, em água gelada com temperaturas baixíssimas — em alguns casos, pode chegar a até 180 graus negativos. A submersão em água gelada pode ser realizada por até 30 minutos, mas é mais comum que os atletas fiquem submersos por um período de até 5 minutos.

Além do uso ser famoso entre atletas de diferentes modalidades para o tratamento de lesões, a crioterapia também pode ser usada em doenças de pele e alguns tipos de câncer. Inclusive, além do gelo, é comum o uso de diferentes substâncias para causar o frio extremo, como nitrogênio líquido, óxido nitroso líquido e gás argônio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.