Tomates podem contribuir para a saúde intestinal, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Tomates podem contribuir para a saúde intestinal, diz estudo
Imagem: Shutterstock

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, Estados Unidos, sugere que o consumo de tomates pode ser uma alternativa para se obter um microbioma intestinal mais saudável.

O tomate é um dos frutos mais versáteis, e é muito consumido pelo mundo. Rico em licopeno, ótimo antioxidante, tem diversos benefícios para a saúde.

Pensando nisso, os cientistas decidiram realizar um teste, verificando se uma dieta com consumo constante de tomates, conseguiria interferir, de algum modo, no microbioma intestinal de porcos.

O estudo publicado na revista Microbiology Spectrum, relata os resultados positivos da intervenção de curto prazo, realizado em animais que tiveram uma dieta com a adição de pó liofilizado de tomate.

Ao todo foram utilizados 20 porcos, recém desmamados, que foram separados em dois grupos.

Os animais mantiveram contato apenas com indivíduos do próprio grupo.Os animais mantiveram contato apenas com indivíduos do próprio grupo.Fonte:  Shutterstock 

O grupo de controle foi alimentado com uma dieta básica, regulada apenas para conter as mesmas quantidades de nutrientes presentes na alimentação do segundo grupo.

A dieta do grupo experimental foi realizada com a mesma ração básica, mas com o acréscimo do pó de tomate.

Através da análise dos organismos presentes nas fezes dos animais, os pesquisadores acompanharam as mudanças promovidas pela dieta.

Após 14 dias com a alimentação especial, os animais que consumiram a dieta com tomates apresentaram uma linhagem mais favorável de bactérias intestinais, o que indicaria um microbioma mais saudável.

Não houve diferença de peso entre os grupos, e os porcos que se alimentaram apenas com a dieta padrão, não apresentaram mudança significativa nas linhagens de bactérias intestinais.

Os porcos foram escolhidos por terem linhagens de bactérias intestinais semelhantes às dos humanos.Os porcos foram escolhidos por terem linhagens de bactérias intestinais semelhantes às dos humanos.Fonte:  Shutterstock 

Os pesquisadores não sabem ainda como exatamente o tomate contribuiu para a mudança favorável no microbioma intestinal.

Mas com o resultado positivo, esperam em breve, poder realizar os testes em humanos, e compreender melhor os benefícios que o consumo de tomates pode proporcionar para saúde a intestinal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.