Paracetamol pode fazer você tomar decisões mais arriscadas, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Paracetamol pode fazer você tomar decisões mais arriscadas, diz estudo
Imagem: Shutterstock

Um efeito até pouco tempo atrás desconhecido do medicamento paracetamol, também chamado acetaminofeno, faz com que as pessoas que o ingerem estejam mais propensas a correr riscos, seja pular de “bungee jumping de uma ponte alta” ou mesmo “falar sobre um assunto impopular em uma reunião de trabalho”.

Um dos medicamentos mais vendidos sem receita médica no mundo, tomado para aliviar febres e dores de cabeça, o paracetamol mostrou que, além dos seus conhecidos efeitos analgésicos e antipiréticos, também influencia alguns processos psicológicos, como redução de sentimentos de mágoa – tanto de sofrer quanto produzi-la nos outros – o que significa um embotamento do afeto negativo e positivo.

Estudo mostrou que o Paracetamol pode encorajar decisões mais arriscadasEstudo mostrou que o Paracetamol pode encorajar decisões mais arriscadasFonte:  Shutterstock 

Coautor de um desses estudos, publicado em setembro de 2020 na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience, o professor de psicologia Baldwin Way, da Universidade Estadual de Ohio nos Estados Unidos, explicou em um comunicado que “o paracetamol parece fazer as pessoas sentirem menos emoções negativas quando consideram atividades de risco – elas simplesmente não sentem tanto medo”.

Como foram os descobertos os efeitos psicológicos do paracetamol?

Para comprovar suas teorias, a equipe de pesquisadores submeteu uma população de 545 estudantes de graduação a uma tarefa na qual tinham que clicar em um botão de computador para inflar a imagem de um balão na tela. Em cada clicada recebiam dinheiro virtual de recompensa, que podia ser adicionado ao seu “banco”.

Eles podiam parar e passar para o próximo balão ou continuar clicando para receber o máximo de dinheiro possível, porém perder tudo se o balão estourasse. Antes do experimento, foram administrados aleatoriamente aos participantes doses únicas de 1.000 mg de paracetamol (a dose única máxima para adultos) e placebos a um grupo controle.

Os alunos que tomaram paracetamol continuaram bombeando seus balões e, naturalmente, estouraram um número maior do que aqueles que tomaram o placebo. Quando transpostos para a vida real, os resultados são preocupantes. Como o paracetamol é um medicamento recomendado para amenizar sintomas da infecção pelo coronavírus, "talvez alguém com sintomas leves de covid-19 possa não achar tão arriscado sair de casa" e se encontrar com outras pessoas, alerta Way.

ARTIGO - Social Cognitive and Affective Neuroscience - DOI: 10.1093/scan/nsaa108.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.