Lula vai sugerir à ONU edição da conferência do clima na Amazônia em 2025

2 min de leitura
Imagem de: Lula vai sugerir à ONU edição da conferência do clima na Amazônia em 2025
Imagem: Reprodução/Ricardo Stuckert/Twitter

Na manhã desta quarta-feira (16), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma mensagem em seu perfil oficial no Twitter e afirmou que pedirá a ONU para realizar uma edição do evento Conference of the Parties (COP), também conhecida como conferência do clima, no Brasil. A conferência climática COP27 começou no último dia 6 de novembro, no Egito, e continuará acontecendo até a próxima sexta-feira (18).

“Vamos falar com o secretário-geral da ONU e pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e na Amazônia. Eu estou aqui para dizer para vocês que o Brasil está de volta ao mundo. O Brasil está saindo do casulo a que ele foi submetido ao longo dos últimos quatro anos. O Brasil não nasceu para ser um país isolado", disse Lula.

Ao revelar que pediria para a ONU sediar uma próxima edição do evento no Brasil, em 2025, ele citou que a COP30 poderia acontecer no Amazonas ou Pará. A sugestão da realização do evento no Brasil veio do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), para que o debate possa ser realizado na Amazônia, onde os participantes poderão conhecer melhor a região.

COP na Amazônia

Em crítica ao governo de Bolsonaro (PL), Lula afirma que ninguém viajava para nenhum país para realizar negociações e, em contrapartida, ninguém viajava para o Brasil. Ele diz que o desinteresse no exterior parecia um bloqueio de um governo que não se esforçava para conversar com outros países.

Lula na COP27 na manhã desta quarta-feira (16).Lula na COP27 na manhã desta quarta-feira (16).Fonte:  Reprodução/Ricardo Stuckert/Twitter 

“Se a Amazônia tem o significado que tem para o planeta Terra, se tem a importância que todos vocês dizem que tem, que os cientistas dizem que tem, nós não temos que medir nenhum esforço para convencer as pessoas de que uma árvore em pé, uma árvore viva, vale mais do que uma árvore derrubada", Lula afirmou no estande de governadores da área Amazônia Legal, na COP27.

Após realizar encontros com outros líderes, na manhã desta quarta-feira (16), o presidente eleito recebeu os governadores da Amazônia Legal para apresentar uma carta com propostas para a região — a equipe brasileira contou com um estande de 120m2 no evento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.