Primeira delegacia de proteção animal do Brasil será aberta em Brasília

1 min de leitura
Imagem de: Primeira delegacia de proteção animal do Brasil será aberta em Brasília
Imagem: Shutterstock

De acordo com informações da Polícia Civil do Distrito Federal, Brasília receberá a primeira delegacia de proteção animal do Brasil. O objetivo é criar um espaço físico que trabalhe com diferentes tipos de crimes relacionados a animais e, assim, possibilitar investigações mais detalhadas sobre os casos.

Segundo informações da polícia, serão realizadas mudanças na Delegacia do Meio Ambiente, mas a nova delegacia será instalada no Departamento de Polícia Especializada (DPE). Serão disponibilizados agentes, escrivães e delegados ao público que buscar ajuda para registrar crimes relacionados a animais.

A Polícia Civil também afirma que, entre 2019 e 2021, foram registrados 958 boletins de ocorrência de maus-tratos e crueldade contra diferentes animais no Distrito Federal. Os números foram aumentando a cada ano, até 2019 foram 243 ocorrências, já em 2021 foram 400 casos criminosos.

A delegacia física permitirá mais agilidade na resolução de crimes relacionados aos animais.A delegacia física permitirá mais agilidade na resolução de crimes relacionados aos animais.Fonte:  Shutterstock 

Delegacia animal

“Os crimes relacionados a maus-tratos contra os animais crescem ano após ano. De 2021 para 2022, tivemos um aumento de 65% no número de ocorrências no DF”, disse o delegado Darbas Coutinho ao G1.

A intenção da nova delegacia de animais é criar um ambiente para investigações detalhadas de crimes contra os animais — atualmente, a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal só atende em São Paulo e via internet. O projeto faz parte de medidas do governador reeleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e deve iniciar em 2023.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.