Butantan negocia com EUA para criar vacina contra varíola dos macacos

1 min de leitura
Imagem de: Butantan negocia com EUA para criar vacina contra varíola dos macacos
Imagem: Butantan

De acordo com informações do jornal O Globo, o Instituto Butantan está negociando para fechar uma parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), com o objetivo de produzir uma vacina nacional contra a varíola dos macacos. Caso a parceria seja concluída, será enviado material biológico ao Brasil para permitir que o Butantan estude e produza a vacina em território nacional.

Após a transferência do conteúdo biológico, os cientistas do instituto poderão usar bancos de células e vírus para entender o processo de desenvolvimento de um novo imunizante contra a doença. Ou seja, não se tratará de uma produção de uma vacina já produzida, e sim da criação de uma vacina a partir de um novo processo.

Há alguns meses, a Anvisa autorizou a importação de vacinas contra a varíola dos macacos.Há alguns meses, a Anvisa autorizou a importação de vacinas contra a varíola dos macacos.Fonte:  Shutterstock 

“Estamos apenas aguardando a formalização da parceria com o NIH, para o Butantan começar a criar expertise para uma possível produção da vacina. O objetivo é ter um produto final seguro, com eficácia e imunogenicidade”, disse o gerente de Inovação do Instituto Butantan, Cristiano Gonçalves Pereira, em comunicado oficial.

Vacina brasileira

Segundo a diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Butantan, Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, o primeiro intuito é estudar o material biológico e entender como é possível criar uma vacina. Então, após esse passo, o instituto pretende começar a produção e realizar estudos pré-clínicos e clínicos.

De qualquer forma, é importante destacar que a parceria ainda não foi finalizada entre as instituições. Inclusive, a NIH já enviou duas amostras do vírus para o Brasil, a pedido do Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVAcinas), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também com o intuito de produzir um imunizante brasileiro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.