Fungo que mata insetos pode ajudar a desenvolver remédio contra o câncer

Imagem de: Fungo que mata insetos pode ajudar a desenvolver remédio contra o câncer
Imagem: Shutterstock

Em um estudo publicado na revista científica Frontiers in Microbiology, cientistas da Universidade Nacional de Chungbuk, na Coréia do Sul, realizaram um estudo sobre cogumelos Cordyceps, conhecidos por infectar insetos e transformá-los em "zumbis". Contudo, os pesquisadores sugerem que o fungo pode ser usado para desenvolver novos medicamentos antivirais e contra o câncer.

O Cordyceps produz um composto bioativo chamado cordicepina, que pode ajudar a criar os medicamentos citados. Apesar das dificuldades em cultivar o cogumelo, a equipe de cientistas criou um formato de cultivo em um ambiente controlado que produz sem perder a potência dos seus benefícios.

“A cordicepina é um dos análogos de nucleosídeos citotóxicos com atividades terapêuticas complementares na antiproliferação e antimetástase em células cancerígenas. Além disso, descobertas recentes de pesquisas recomendam fortemente estudos pré-clínicos e clínicos de cordicepina para o tratamento abrangente do covid-19”, disse um dos autores do estudo, Mi Kyeong Lee.

Foto de um Cordyceps cultivado em arroz; no estudo, o número de cogumelos foi muito maior quando o cultivo foi realizado em insetos, cerca de 100 vezes mais que o cultivo em arroz integral.Foto de um Cordyceps cultivado em arroz; no estudo, o número de cogumelos foi muito maior quando o cultivo foi realizado em insetos, cerca de 100 vezes mais que o cultivo em arroz integral.Fonte:  Shutterstock

Cordyceps contra o câncer

O Cordyceps é conhecido por se alimentar de insetos, como grilos, bicho-da-seda, gafanhotos, entre outros, até eles começarem a crescer nos próprios animais e matá-los. Assim, os cientistas usaram diferentes insetos para cultivar o cogumelo durante dois meses, até colherem e iniciarem as análises.

Os pesquisadores descobriram que o crescimento do cogumelo foi diferente em cada inseto, por conta dos seus nutrientes distintos. Eles perceberam que o Cordyceps amadureceu melhor em larvas de farinha e em bichos-da-seda. Contudo, o cultivo em besouros rinocerontes japoneses criou níveis 34 vezes maiores de cordicepina que em bichos-da-seda.

Atualmente, existem cerca de 400 espécies do gênero Cordyceps, conhecido como um fungo entomopatogênico. Inclusive, muitos entusiastas do reino dos cogumelos cultivam as diferentes espécies de Cordyceps, e alguns são até comestíveis e prometem ajudar no tratamento de diferentes enfermidades — curiosidade: o fungo é a inspiração para a infecção que destruiu o mundo no jogo The Last of Us.