Vacina contra dengue recebe recomendação para aprovação na Europa

2 min de leitura
Imagem de: Vacina contra dengue recebe recomendação para aprovação na Europa
Imagem: Shutterstock

A dengue é um problema no Brasil há décadas, mas não são apenas os brasileiros que sofrem com a doença: anualmente, quase quatro bilhões de pessoas ao redor do mundo correm risco de contrair a doença.

Em meados de outubro, uma nova vacina contra a dengue, desenvolvida pela farmacêutica Takeda, recebeu uma recomendação para a aprovação de um comitê da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), o que pode abrir portas para sua liberação em breve na Europa e em outros continentes. Até o momento, o imunizante, identificado como QDENGA ou TAK-003, tem aprovação para uso apenas na Indonésia desde agosto deste ano.

A dengue é causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegyptiA dengue é causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegyptiFonte:  Shutterstock 

Segundo a Takeda, o estudo com a vacina foi feito com mais de 28 mil crianças e adultos. Os dados mostraram que o imunizante evitou 84% das hospitalizações e 61% dos casos sintomáticos. A empresa diz que nenhum risco de segurança importante foi identificado até o momento.

A vacina promete prevenir a doença por qualquer sorotipo em pessoas com quatro anos ou mais. A recomendação do Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) é válida para a Europa e para países que participam do procedimento EU-M4all, onde a dengue é endêmica — o Brasil faz parte da lista.

Para ser distribuída, a vacina ainda precisa ser aprovada pela Autorização de Comercialização da EMA, na Europa, além das regulações necessárias nos demais países participantes do EU-M4all. A TAK-003 usa um vírus vivo atenuado de sorotipo 2 da dengue, mas fornece informações genéticas para todos os quatro vírus da doença.

“Estamos um passo mais perto da aprovação de uma vacina contra a dengue que pode beneficiar muitos dos milhões de indivíduos em todo o mundo expostos à doença. Este é um momento importante para a comunidade global de saúde, países europeus e países endêmicos de dengue que participaram do procedimento EU-M4all”, disse o médico e presidente da unidade global de negócios de vacinas da Takeda, Gary Dubin, em um comunicado.

Vacina contra a dengue no Brasil

Ao redor do mundo, cerca de 500 mil hospitalizações e 390 infecções por dengue ocorrem todos os anos, inclusive, a dengue grave é responsável por 5% dos casos reportados na América Latina e Ásia.

No Brasil, o ano de 2022 teve um surto da doença que representou uma queda súbita nos números em relação aos anos anteriores.

Atualmente, há uma vacina contra a dengue, a Dengvaxia, que pode ser adquirida na rede privada de saúde.

A Takeda diz em nota enviada ao TecMundo que fez o pedido de aprovação da TAK-003 para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2021.

"A Takeda, ciente de que a estimativa do prazo de aprovação cabe somente à autoridade regulatória, está comprometida a responder de forma ágil a todos os questionamentos que forem levantados, com o objetivo de viabilizar assim que possível, o acesso da população ao imunizante", diz a nota da empresa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.