Astrônomos podem ter descoberto razão do eixo fora de ordem de Urano

Imagem de: Astrônomos podem ter descoberto razão do eixo fora de ordem de Urano
Imagem: Wikimedia Commons

Segundo um novo estudo aceito na revista científica Astronomy & Astrophysics, astrônomos podem ter descoberto a razão por trás do eixo fora de ordem de Urano. Apesar de sua semelhança com Netuno, o planeta tem diversas peculiaridades, como seu eixo de rotação em uma inclinação de 98 graus do plano orbital.

O artigo liderado pela astrônoma do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, Melaine Saillenfest, afirma que esse comportamento misterioso ocorre por conta de uma Lua em migração para uma região distante do planeta. Sua inclinação é tão forte que ele está girando no sentindo horário, diferente da maioria dos planetas do Sistema Solar.

Segundo os pesquisadores, não é necessário que seja uma Lua grande para afetar a migração de Urano, pois cerca de metade da massa do nosso satélite natural seria o bastante para realizar a migração. Para explicar o comportamento, os pesquisadores criaram modelos de simulação que demonstram a ação responsável por mudar o eixo do planeta.

Os cientistas descobriram que uma Lua com metade do tamanho do nosso satélite natural conseguiria inclinar Urano em 90 graus em uma migração superior a 6 centímetros por ano.Os cientistas descobriram que uma Lua com metade do tamanho do nosso satélite natural conseguiria inclinar Urano em 90 graus em uma migração superior a 6 centímetros por ano.Fonte:  Wikimedia Commons

“Até onde sabemos, esta é a primeira vez que um único mecanismo é capaz de inclinar Urano e fossilizar seu eixo de rotação em seu estado final sem invocar um impacto gigante ou outros fenômenos externos, que aparece como um resultado natural da dinâmica", os cientistas explicam no estudo.

Urano em movimento

Contudo, a explicação também levantou outro questionamento interessante, mas ainda mais difícil de responder: afinal, qual é o motivo da semelhança do planeta com Netuno? Ambos têm massas, raios, taxas de rotação, composição atmosférica e dinâmica semelhantes.

As semelhanças podem sugerir que Urano e Netuno tenham nascido juntos, por isso, os astrônomos começaram a procurar por outras explicações sobre a migração, como uma oscilação que poderia ter começado em um sistema de anéis gigantes no início da história do Sistema Solar.

Apesar de parecer algo misterioso, não é absurdo descobrir que uma Lua do planeta está realizando migração, já que a nosso próprio satélite natural está se afastando cerca de 4 centímetros por ano. Contudo, os pesquisadores ainda estão tentando entender se Urano pode ter hospedado uma Lua grande o suficiente para produzir essa alta taxa de migração.

Os cientistas também descobriram que a inclinação de Júpiter pode aumentar de 3% para 37% em alguns bilhões de anos. Já o ângulo de 26,7 graus de Saturno pode ser esse  por conta de uma rápida migração para fora de Titã, considerada a sua maior Lua — inclusive, nesse caso, o acontecimento não afetou significativamente a taxa de rotação do planeta.