Missão DART: veja imagens do impacto feitas pelos telescópios da NASA!

1 min de leitura
Imagem de: Missão DART: veja imagens do impacto feitas pelos telescópios da NASA!
Imagem: NASA, ESA, CSA, Jian-Yang Li (PSI), Cristina Thomas (Northern Arizona University), Ian Wong (NASA-GSFC).

Pela primeira vez dois observatórios espaciais da NASA observaram o mesmo alvo, ao mesmo tempo: os telescópios James Webb e Hubble capturaram imagens do experimento Double Asteroid Redirection Test (DART), da NASA, que desviou a rota do asteroide Dimorphos no primeiro teste de defesa planetária da agência espacial. Agora, podemos observar as imagens desse feito.

Segundo a NASA, a observação coordenada da colisão intencional com um dos asteroides do sistema Didymos feita pelos telescópios é um marco operacional. A partir de agora, eles podem estudar juntos questões científicas importantes relacionadas à composição e história do sistema solar.

Juntas, as observações da missão DART feitas pelos telescópios permitirão aos cientistas conhecer a superfície do asteroide Dimorphos, quanto material foi ejetado pela colisão e com que velocidade.

Como os telescópios capturaram o impacto em diferentes comprimentos de onda de luz – Webb em infravermelho e Hubble em luz visível –, será possível observar dados como as partículas ejetadas pela explosão, que ajudarão os cientistas a entender com que eficácia um impacto como o da missão DART pode modificar a órbita de um asteroide.

Veja a imagem do telescópio James Webb:

f  NASA, ESA, CSA, Cristina Thomas (Northern Arizona University), Ian Wong (NASA-GSFC). 

O Webb observou o impacto ao longo de cinco horas e capturou 10 imagens. Os cientistas planejam observar o sistema de asteroides impactado pela missão pelos próximos meses utilizando o telescópio.

Veja as imagens capturadas pelo Hubble:

ss  NASA, ESA, Jian-Yang Li (PSI). 

O Hubble fez observações do sistema binário desde antes do impacto até 15 minutos após a colisão. Alguns dos raios pareceram ligeiramente curvados, e a NASA afirmou que seus astrônomos ainda irão analisar as imagens para determinar o que isso pode significar.

O Hubble também deve monitorar o sistema Didymos-Dimorphos pelas próximas três semanas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.