Aliens? Agroglifo misterioso aparece em plantação em Santa Catarina

1 min de leitura
Imagem de: Aliens? Agroglifo misterioso aparece em plantação em Santa Catarina
Imagem: Reprodução/Tiago Kosinski/Divulgação

Na manhã da última terça-feira (4), os moradores da cidade de Ipuaçu, em Santa Catarina, relataram um fenômeno estranho em uma plantação de trigo: foram encontrados agroglifos no local. Após a descoberta, os habitantes da região começaram a questionar se a "arte" foi deixada na região por seres de outro planeta.

Apesar de ser um caso curioso, não é a primeira vez que aparecem agroglifos na região de Ipuaçu, já que o primeiro registro aconteceu em 2008. Desde então, anualmente surgem círculos desenhados nas plantações da cidade, que está localizada há pouco mais de 500 km de distância de Florianópolis.

Em entrevista ao G1, o proprietário da plantação, Sérgio Girotto, afirmou que uma situação semelhante aconteceu em 2015, em que um agroglifo de 200 metros foi desenhando no mesmo local. Ele diz que não sabe explicar a origem do fenômeno.

Segundo o servidor do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), Sydney Kavalco, existem equipamentos simples que podem amassar o trigo perfeitamente. Contudo, ele afirma que ainda não descobriu como não foram deixados rastros.

Apesar da suspeita de extraterrestres, os proprietários do terreno ainda não descobriram quem foi o "artista".Apesar da suspeita de extraterrestres, os proprietários do terreno ainda não descobriram quem foi o "artista".Fonte:  s 

"Pessoas acreditam no que quiserem, a crença é uma possibilidade humana. Mas a ciência, essa que nós tratamos na medicina, na engenharia, não se trata de crença. Quando você dá um remédio ao doente, você não está acreditando que o remédio faz efeito, você sabe que ele faz efeito", disse o professor e presidente do Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Adolfo Stotz Neto, ao duvidar da presença alienígena.

Arte alienígena ou humana?

Stotz também afirma que provavelmente não se trata de um fenômeno criado por alienígenas, mas não exclui a possibilidade da existência de seres de outros planetas. Na Escócia, foi criado um costume em que as pessoas realizam desenhos nas plantações por diversão, como uma expressão artística.

Apesar disso, não são apenas as pessoas da Escócia que costumam realizar agroglifos, já que existem até competições para destacar as melhores artes. Por exemplo, em 1992, foi realizada a primeira e única competição internacional de desenhos em plantações, nomeada de International Crop Circle Making Competition.

"Uma corda comprida, uma tábua bem lisa e duas pessoas fazem aquilo. Um fica segurando na ponta da corda e outro caminha, fazendo o círculo do tamanho que quiser", completou Adolfo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.