Cientistas criam pílula robótica que chega intacta ao intestino

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam pílula robótica que chega intacta ao intestino
Imagem: HeungSoon/Pixabay.

Pesquisadores de um hospital inglês e cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma cápsula robô - chamada de RoboCap - capaz de entregar medicamentos diretamente no intestino devido à sua capacidade vibratória.

A maneira mais comum de administrar medicamentos é por via oral - pois ela é mais fácil e econômica. Mas as drogas precisam atravessar um ambiente ácido e hostil no estômago, resistir à degradação por enzimas, penetrar na barreira imposta pelo muco do intestino delgado e superar muitos outros obstáculos antes de serem absorvidas.

Por essas razões, muitos medicamentos – como a insulina – precisam ser administrados por outros meios, como o intravenoso. A equipe testou o dispositivo robótico em modelos pré-clínicos, administrando insulina e vancomicina -um antibiótico geralmente administrado por via intravenosa.

Funciona assim: o revestimento gelatinoso do RoboCap é dissolvido no estômago após a ingestão. O ambiente do intestino delgado ativa a cápsula robô, que então vibra e gira para limpar o muco, melhorar a mistura e depositar sua carga útil do medicamento no intestino delgado, onde deve ser absorvido.

Imagem do estudo.Imagem do estudo.Fonte:  Science Robotics/Reprodução. 

O teste já deu certo em um modelo suíno, no qual o dispositivo aumentou a permeabilidade da droga para insulina e vancomicina em mais de 10 vezes.

“Peptídeos e proteínas são drogas importantes, mas o ambiente degradativo do trato gastrointestinal e a má absorção limitaram a capacidade de administrar essas drogas por via oral”, explicou o coautor do estudo, C. Giovanni Traverso.

Segundo ele, os movimentos de limpeza e agitação do muco do RoboCap foram projetados para superar as barreiras do corpo e ajudar a fornecer medicamentos onde eles são necessários. O próximo passo será testar a eficácia em humanos.

Artigo: Science Robotics - https://doi.org/10.1126/scirobotics.abp9066.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.