Andar de bicicleta faz bem à saúde?

3 min de leitura
Imagem de: Andar de bicicleta faz bem à saúde?
Imagem: Shutterstock

Criada 500 anos atrás, bicicleta é uma das invenções mais populares da Terra — e já foi o meio de transporte favorito dos seres humanos. Além disso, o veículo promove benefícios para a saúde. A seguir, confira oito deles.

1. Emagrece

É possível emagrecer pedalando (Fonte: Shutterstock)É possível emagrecer pedalando. (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Pedalar, sem dúvidas, é uma ótima forma de controlar o peso e até queimar aquelas gordurinhas que estão sobrando, por isso é uma das atividades mais recomendadas para quem quer emagrecer.

A atividade acelera o metabolismo e gasta grandes quantidades de energia, o que ajuda a manter o déficit calórico no negativo e faz o corpo recorrer às reservas energéticas que guardamos em forma de gordura.

2. Melhora o tônus muscular

Além da perda de peso, para manter a bike em funcionamento e equilibrada sobre o asfalto, trabalhamos um punhado de grupos musculares. Esse esforço físico ajuda, com o tempo, no ganho de força e de definição.

Os ganhos na perna (quadríceps, músculos da coxa, panturrilha e glúteos) são os mais expressivos, mas braços e ombros não saem perdendo.

3. Bem-estar

As bicicletas são muito populares, e existe uma razão para isso: elas viciam. Praticamente todos nós conhecemos alguém que começou a pedalar e não parou mais.

O segredo das bikes está nas endorfinas e serotoninas, hormônios que causam a sensação de prazer e bem-estar e são liberados durante certas atividades físicas, inclusive na prática do ciclismo.

Pedalar aumenta a sensação de bem-estar (Fonte: Shutterstock)Pedalar aumenta a sensação de bem-estar. (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Por isso, para muitas pessoas, a bicicleta logo vira a melhor companheira do dia a dia. O esporte ajuda a controlar a ansiedade, o estresse e até auxilia no tratamento de doenças como a depressão.

4. Aumenta o fôlego

É normal que no começo não dê para encarar tudo. Ladeiras e longos trajetos podem parecer um desafio muito grande para ciclistas iniciantes, mas, com a prática, invariavelmente esses obstáculos ficam mais fáceis.

O segredo está no aumento do fôlego. Atividades cardiorrespiratórias dependem da capacidade dos pulmões de extrair o oxigênio do ar, e eles são órgãos que melhoram com o ciclismo.

5. Promove um envelhecimento saudável

Pedalar não é coisa só de jovem; pelo contrário, em países asiáticos, como a China, as bicicletas são grandes amigas dos idosos. E não poderia haver amizade melhor. Todos os benefícios do ciclismo são excelentes quando se trata de envelhecimento saudável.

Além da recuperação da força dos músculos, da melhora da circulação, do aumento da capacidade respiratória e dos benefícios para a saúde mental, ela reduz o risco de doenças, como o acidente vascular cerebral (AVC).

O ciclismo é uma atividade ideal para idosos (Fonte: Shutterstock)O ciclismo é uma atividade ideal para idosos. (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

De quebra, também rejuvenesce, pois estimula a produção de colágeno, reduzindo as rugas e linhas finas que marcam o rosto. Além disso, aumenta a resistência da pele contra os raios ultravioleta (UV). Mas lembre-se sempre de usar filtro solar, se for pedalar de dia, e se manter sempre hidratado.

6. Controla a pressão arterial

Outra parte do corpo que as bikes exercitam e que pouca gente sabe são as veias e as artérias. Esses canais por onde o sangue corre são órgãos importantes que também podem ganhar com a prática do ciclismo.

Durante a atividade, para manter os músculos em movimento, o metabolismo precisa manter a performance do fluxo sanguíneo e, para isso, trabalha com a contração e o relaxamento das vias de transporte desse líquido.

7. Melhora a coordenação motora

Subir e colocar uma bicicleta para andar não é uma tarefa fácil. Precisamos coordenar uma série complexa de movimentos que envolvem o corpo inteiro. Assim, praticamos a nossa motricidade.

Essa atividade é especialmente indicada, portanto, para crianças, já que ajuda no desenvolvimento dos pequenos. Mas se engana quem pensa que só eles precisam trabalhar a coordenação. Adultos e, particularmente, idosos, podem ganhar melhorias de reflexos, mobilidade e flexibilidade com isso.

A bike é uma aliada até dos pequenos (Fonte: Shutterstock)A bike é uma aliada até dos pequenos. (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

8. Contribui para a vida sexual

Com tantos benefícios, pedalar ajuda a saúde como nada mais. A produção de hormônios, com as endorfinas, melhora tanto o bem-estar quanto a disposição e a libido.

Em mulheres, os efeitos do ciclismo são capazes de atrasar os sinais da menopausa. Em homens, a melhoria na circulação pode ajudar a vencer problemas de ereção. Em ambos os gêneros, o aumento do condicionamento físico ajuda no desempenho sexual.

Com tantos benefícios, não restam dúvidas. Com ganhos para os músculos, o coração, o envelhecimento e até mesmo a vida sexual, as pedaladas são grandes aliadas da saúde e podem ser a chave para uma vida melhor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.