O que é a caminhada nórdica e como fazer o exercício?

3 min de leitura
Imagem de: O que é a caminhada nórdica e como fazer o exercício?
Imagem: Shutterstock

Um treinamento que virou esporte. A caminhada nórdica se originou na Finlândia como parte do preparo para esquiadores cross-country durante o verão. Utilizando dois bastões adaptados para essa modalidade de caminhada, o exercício proporciona uma queima de calorias até 20% maior do que a caminhada comum.

O esporte tem alcançado adeptos, principalmente entre a população mais velha. Por ser um exercício de baixo impacto, praticamente não tem contraindicações. A utilização de dois bastões também auxilia no equilíbrio, se tornando um esporte ideal para pessoas que possam estar em reabilitação física, ou que possuam dificuldades de mobilidade.

Ideal para todos os públicos, proporcionando atividades ao ar livre, com inúmeros benefícios para o bem-estar físico e mental, a caminhada nórdica é uma boa alternativa de entrada na prática de esportes.

caminhada nórdicaCaminhada nórdica pode ser praticada em qualquer idade e tem inúmeros benefícios para saúde

O que preciso para praticar a caminhada nórdica?

Para a prática desse esporte, são necessários bastões específicos para essa modalidade de caminhada, que podem ser encontrados em sites de vendas online, ou em lojas de materiais esportivos.

Apesar de serem parecidos com os bastões de trekking, que são caminhadas em trilhas e montanhas, eles se diferem em alguns pontos.

Os bastões de caminhada nórdica possuem uma ponteira de borracha, ideal para caminhadas em locais pavimentados, e retirando-se a peça de borracha, há uma ponteira de metal, ideal para caminhadas em parques gramados, ou trilhas de terra, proporcionando uma melhor adaptabilidade para ambos os ambientes.

Outra diferença está na empunhadura do bastão. Este tipo de equipamento possui uma alça de encaixe para mão, ou punho, que proporcionará mais firmeza para dar o impulso, dando melhor aderência e diminuindo o risco de a mão escorregar.

Os outros itens incluem:

  • Roupas confortáveis;
  • Uma garrafa de água;
  • Tênis confortáveis e apropriados para caminhada;
  • Um trajeto a ser percorrido.

Como praticar a caminhada nórdica?

Munido dos equipamentos? Só começar. Esse esporte é uma modalidade de caminhada, que utilizará os bastões para dar impulso, facilitando o caminhar e diminuindo o impacto nas articulações.

A escolha do tamanho adequado dos bastões é essencial para que o exercício seja melhor aproveitado e mais prazeroso. Você pode medir o tamanho ideal, deixando o bastão na vertical, apoiando a ponteira no chão, e segurá-lo pela empunhadura. Se seu cotovelo formar um ângulo de 90º, esse é o tamanho adequado para você.

A partir disso, escolha um caminho sem muitos obstáculos e sem subidas e descidas muito íngremes. Para a utilização dos bastões, as passadas serão alternadas com os braços.

Mão esquerda, apoia o bastão em um ângulo de 45º, enquanto dá a passada com o pé direito, e depois o contrário, utilizando a mão direita e o pé esquerdo. Caso você tenha dúvidas, existem vídeos ensinando o uso correto do bastão e as melhores formas de manter uma boa postura durante a caminhada.

O ritmo da caminhada é ditado por você, podendo ser uma caminhada leve, moderada ou de alta intensidade.

Você pode praticar o esporte em qualquer ambienteVocê pode praticar o esporte em qualquer ambienteFonte:  Shutterstock 

Quais os benefícios desse tipo de esporte?

Os benefícios são inúmeros! Esse tipo de caminhada trabalha não apenas os músculos das pernas e abdome, mas por causa do uso dos bastões, ele também trabalha o core, braços, costas, peitorais, pescoço e braços.

Se praticado da forma correta, ao menos 80% dos seus músculos corporais serão utilizados durante a caminhada. Esse incremento muscular proporciona até 20% a mais de queima calórica do que uma caminhada comum.

Além da perda de peso, esse esporte também proporciona melhora no sistema cardiovascular, no sistema respiratório e também melhora o bem-estar mental. Além de todos esses benefícios, a caminhada é ideal para ser praticadas em grupo, promovendo um tempo de lazer, com risadas e boa companhia.

Existem contraindicações?

Não existem contraindicações, apenas cuidados. Caso você tenha problemas cardíacos, ou condições que impossibilitem caminhadas longas, é importante consultar seu médico para juntos estabelecerem quais são os limites da atividade.

Caso você não possua nenhuma condição clínica, o exercício é liberado em qualquer idade e em qualquer contexto!

A prática de atividade física em conjunto com uma alimentação balanceada, é ideal para a manutenção da nossa saúde. Nosso corpo precisa se manter hidratado e recebendo quantidade necessária de nutrientes para garantir seu bom funcionamento.

Dentro desse panorama, a atividade física vem para agregar não apenas saúde física, mas também mental. A liberação de hormônios durante a prática esportiva nos auxilia a ter uma vida mais saudável e feliz!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.