menu
Logo TecMundo
Ciência

Hormônio irisina pode proteger rins de pessoas com diabetes

Achado é de um grupo de pesquisadores da Unicamp apoiados pela FAPESP

schedule28/09/2022, às 11:00

Hormônio irisina pode proteger rins de pessoas com diabetesFonte:  Shutterstock 

Imagem de Hormônio irisina pode proteger rins de pessoas com diabetes no tecmundo

Já é bastante difundido que exercícios físicos podem ser benéficos na prevenção e tratamento de uma variedade de doenças crônicas, incluindo as cardiovasculares, o diabetes, a hipertensão e certos tipos de câncer. Agora, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) confirmou e descreveu, pela primeira vez, os benefícios do hormônio do exercício - a irisina - aos rins.

O estudo, publicado na revista Scientific Reports, da Nature, detalha de que maneira o hormônio pode prevenir os problemas renais silenciosos produzidos pelo diabetes, que acometem até 40% dos portadores da doença e podem provocar danos nos vasos sanguíneos, artérias e veias que irrigam os rins e conduzir à insuficiência renal crônica.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Estudo foi feito com ratos em laboratórioEstudo foi feito com ratos em laboratório

Os pesquisadores constataram que o exercício aeróbico está associado a um aumento da irisina muscular na circulação sanguínea e nos rins, o que, segundo o médico José Butori Lopes de Faria, orientador do estudo, confere proteção a esses órgãos.

Estudando o hormônio do exercício

A pesquisa foi feita utilizando ratos de laboratório, que tiveram diabetes induzido e foram separados em três grupos – controle, diabéticos sedentários e diabéticos exercitados (submetidos a treinamento físico em esteira rolante).

Os pesquisadores confirmaram que o exercício aeróbico está associado ao aumento da irisina no tecido muscular e na circulação sanguínea, bem como ao aumento da enzima AMPK - que atua como sensor metabólico das células - nos rins, o que conferiu a proteção a esses órgãos.

Os exercícios aeróbicos demonstraram benefício na proteção dos rins de pessoas com diabetesOs exercícios aeróbicos demonstraram benefício na proteção dos rins de pessoas com diabetes

Depois, os roedores diabéticos receberam medicamentos para bloquear a ação da irisina nos rins - e a deficiência da substância coincidiu com o bloqueio dos efeitos benéficos do exercício.

Uma segunda prova foi feita com células renais humanas cultivadas em laboratório, para saber se o tratamento com irisina seria capaz de evitar as alterações da glicose elevada - e a resposta também foi positiva.

"Concluímos que o exercício físico aumenta a irisina no músculo e na circulação e que, nos rins, a presença desse hormônio ativa a enzima AMPK, que bloqueia os mecanismos da fibrose renal”, explicou Faria à Agência FAPESP.

Artigo: Scientific Reports - https://www.nature.com/articles/s41598-022-13054-y.