Artemis I: NASA revela datas de próximas tentativas de lançamento

1 min de leitura
Imagem de: Artemis I: NASA revela datas de próximas tentativas de lançamento
Imagem: NASA/Cory Huston

Na última segunda-feira (12), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) anunciou as novas datas previstas para as próximas tentativas de lançamento da missão Artemis I, após diversos cancelamentos. A agência também anunciou que realizará um teste de demonstração criogênica do foguete Space Launch System (SLS).

Enquanto o teste de demonstração será realizado no dia 21 de setembro, um possível próximo lançamento está marcado para acontecer no dia 27 do mesmo mês — contudo, a NASA também abriu uma janela de lançamento no dia 2 de outubro, caso ocorra outro problema.

Na última semana, a NASA tentou realizar o lançamento da Artemis I por duas vezes no Kennedy Space Center (KSC), na Flórida. Segundo as informações divulgadas, o foguete estava com um vazamento de hidrogênio, além de outros problemas.

Previsão de lançamento da missão Artemis I:

  • 27 de setembro: janela de lançamento de 70 minutos abre às 12h37 (horário de Brasília); desembarque em 5 de novembro;
  • 2 de outubro: a janela de lançamento de 109 minutos abre às 13h52 (horário de Brasília); desembarque em 11 de novembro (data em revisão).

Após os problemas encontrados nas últimas tentativas de lançamento, as equipes da missão realizaram o reparo do vazamento e também devem realizar testes em condições ambientais durante a demonstração do tanque criogênico. Assim, a agência continuará com as preparações necessárias para realizar a próxima tentativa de lançamento.

“A demonstração permitirá que as equipes confirmem que o vazamento de hidrogênio foi reparado, avaliem os procedimentos atualizados de carregamento de propulsores projetados para reduzir o estresse térmico e relacionado à pressão no sistema, realizem um teste de sangramento inicial e avaliem os procedimentos de pré-pressurização”, foi divulgado em nota oficial da NASA.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.