Dedos inchados de rei Charles III chamam atenção; veja motivos

1 min de leitura
Imagem de: Dedos inchados de rei Charles III chamam atenção; veja motivos
Imagem: Shutterstock

Ao assinar sua proclamação oficial como rei da Inglaterra, Charles III chamou a atenção dos súditos. Durante a cerimônia, que foi transmitida ao vivo, o close nas mãos do novo monarca revelou seus dedos inchados e uma dificuldade ao usar as canetas.

Nas redes sociais, as imagens também tiveram repercussão. Sem um pronunciamento oficial do chefe de estado britânico ou do Palácio de Buckingham, leigos e profissionais da área especularam sobre os motivos do sintoma.

Para o portal de notícias g1, o reumatologista Fábio Jennings diz que uma das possíveis causas é a dactilite, uma inflamação que pode atingir dedos e tendões. A condição pode ser decorrente de artrite psoriásica, uma doença autoimune, que pode ser tratada.

Outras possibilidades apontadas pelo médico são artrite reumatoide, gota, esclerodermia ou esclerose sistêmica. Entretanto, para ter certeza do diagnóstico é necessário uma série de exames minuciosos.

Além de condições de saúde, a aparência inchada dos dedos poder ser causada por fatores externos. Consumo excessivo de sal, retenção de líquido, consumo de álcool, uso de certos medicamentos, consumo de álcool, sedentarismo, entre muitos outros.

Muitos súditos expressaram preocupação com a saúde do novo rei. Charles III já tem 73 anos, e assume depois do falecimento da sua mãe, a Rainha Elizabeth II. Entretanto, ao que tudo indica, a aparência é sinal da idade avançada.

Howard Hodgson, biógrafo do monarca, conta na sua obra "Charles, The Man Who Will Be King" (sem edição no Brasil), que o próprio soberano já fez piadas sobre sua condição. Após o nascimento do príncipe Wiliam, ele teria escrito para um amigo que o herdeiro "tem dedos de salsicha como os meus”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.