Caixão da rainha Elizabeth II é feito de carvalho e chumbo; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Caixão da rainha Elizabeth II é feito de carvalho e chumbo; entenda
Imagem: The Royal Family/Twitter

Após ficar por 24 horas no Palácio de Holyroodhouse, o caixão da rainha Elizabeth II foi levado para a catedral de Santo Egídio (St. Giles), também em Edimburgo, onde permanece nesta terça-feira (13) – até as 15h (11h no horário de Brasília) – recebendo as homenagens dos cidadãos da Escócia. Depois, o corpo da monarca será transferido para Londres, na Inglaterra.

A partir de quarta-feira (14), o caixão permanecerá fechado em uma plataforma elevada, conhecida como catafalco, dentro do Westminster Hall, o edifício mais antigo da propriedade que abriga as chamadas Casas do Parlamento: a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns.

O caixão da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, dentro da Catedral de st. Giles, na EscóciaO caixão da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, dentro da Catedral de st. Giles, na EscóciaFonte:  Reprodução/Twitter 

O corpo da rainha ficará no local para visitação pública por quatro dias. Na segunda-feira (19), o caixão será levado à Abadia de Westminster para o funeral de estado. Feito de carvalho inglês e forrado com chumbo, o esquife demanda oito carregadores para transportá-lo.

Por que o caixão da rainha Elizabeth II é feito de carvalho e chumbo?

De acordo com o jornal londrino The Times, o caixão da rainha Elizabeth II foi feito há pelo menos 32 anos, de carvalho inglês, uma madeira raríssima nos dias atuais, quando a maioria dos ataúdes de madeira é fabricada com carvalho americano.

De acordo com a funerária Leverton and Sons, responsável pelo funeral real, dois caixões de carvalho inglês (no outro foi enterrado o príncipe Philip) lhes foram entregues quando eles começaram a trabalhar para a família real, em 1991, mas eles não sabem quem produziu os dois recipientes de madeira.

Quanto à forração com chumbo, trata-se de uma tradição real para ajudar a preservar o cadáver por mais tempo após seu enterro em uma cripta, no caso dentro da Capela de São Jorge no Castelo de Windsor. Segundo a tradição, o chumbo torna o caixão hermético, impedindo a entrada de umidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.