Astronautas chineses conseguiram cultivar arroz no espaço

Imagem de: Astronautas chineses conseguiram cultivar arroz no espaço
Imagem: Shutterstock

De acordo com informações do site China Daily, astronautas chineses conseguiram cultivar arroz no espaço, a bordo da estação espacial Tiangong. Os cientistas usaram mudas de arroz com o intuito de reproduzir o ciclo completo da planta no espaço — já existem outros experimentos com arroz fora de órbita, mas nenhum tão completo.

O estudo está sendo realizado no laboratório espacial Wentian, lançado à órbita da Terra no dia 24 de julho — ao todo, são realizados oito tipos de experimentos, incluindo o do arroz. O estudo começa com uma semente de arroz e passará por todo o ciclo necessário, até que a planta esteja pronta para a colheita.

Segundo as informações, os testes começaram no dia 29 de julho e, desde então, as mudas de uma das variedades de arroz já estão medindo cerca de 30 centímetros — no caso do arroz Xiao Wei, já são 5 cm de altura. De qualquer forma, os cientistas continuarão estudando as mudas e se tudo acabar como o programado, o objetivo é colher as sementes e enviá-las para análise na Terra.

A primeira missão a pousar na Lua, em 1969, serviu frango e arroz aos astronautas.A primeira missão a pousar na Lua, em 1969, serviu frango e arroz aos astronautas.Fonte:  Shutterstock

Arroz no espaço

"As mudas de arroz estão crescendo muito bem. Queremos investigar como a microgravidade pode afetar o tempo de floração das plantas em nível molecular e se é possível usar o ambiente de microgravidade para controlar o processo relacionado", disse a pesquisadora do Centro de Excelência em Ciências Moleculares de Plantas da Academia Chinesa de Ciências, Zheng Huiqiong.

A China começou a levar sementes para o espaço nos anos 80, mas o cultivo de arroz pode ser mais problemático devido às condições precárias ali, como a microgravidade e a falta de oxigênio natural. O estudo é considerado importante, já que o arroz é um dos alimentos básicos dos astronautas há décadas.