Quem foi Nikola Tesla e qual é a sua importância para a Ciência

2 min de leitura
Imagem de: Quem foi Nikola Tesla e qual é a sua importância para a Ciência
Imagem: Shutterstock

Nikola Tesla é um renomado cientista que, para muitos, é também um dos mais injustiçados da história.

Isso porque, muitas das suas criações e teorias só foram reconhecidas depois do seu falecimento. Além disso, ele ficou popular pela famosa Guerra das Correntes com Thomas Edison, onde disputou com seu rival o padrão a ser adotado pelas companhias elétricas da época.

Nos dias atuais, o cientista tem um reconhecimento tão grande de seus feitos que teve o seu nome adotado por uma das indústrias mais importantes da atualidade: a Tesla.

Lá, além dos famosos carros elétricos, também são desenvolvidos outros produtos para a produção de energia limpa e de armazenamento infinitamente dimensionáveis.

Hoje o TecMundo te conta mais sobre Nikola Tesla e a sua importância para a história. Confira!

O que Nikola Tesla fez?

Uma das primeiras e mais importantes descobertas de Nicolas Tesla foi o campo magnético rotativo. Criou-se então, um princípio da física que possibilitou a criação de aparelhos que utilizam corrente alternada.

Em seguida, já trabalhando com Thomas Edison, Tesla desenvolveu ferramentas para viabilizar o uso de corrente alternada para transmissão de energia elétrica em longas distâncias.

Uma delas, e talvez a mais comum, é a utilizada pelos fios de alta tensão no pontos mais altos dos postes de iluminação das ruas.

Tesla foi responsável por criar a tecnologia que conduz a eletricidade através dos fios de alta tensãoTesla foi responsável por criar a tecnologia que conduz a eletricidade através dos fios de alta tensãoFonte:  Shutterstock 

Além disso, o cientista também foi responsável por tecnologias e dispositivos que hoje estão presentes em nosso cotidiano. Entre eles, temos:

  • controle remoto;
  • aperfeiçoamento das lâmpadas fluorescentes;
  • transmissão via rádio;
  • motor de indução elétrica;
  • sistema de ignição.

Ele também também projetou a Bobina de Tesla, que é um transformador ressonante capaz de gerar uma tensão altíssima com grande simplicidade de construção. Ao todo, o cientista foi responsável por mais de 700 registros de patentes no mundo todo.

Graças a Tesla hoje em dia temos o controle remoto para diversa funçõesGraças a Tesla hoje em dia temos o controle remoto para diversa funçõesFonte:  Shutterstock 

Qual a importância de Nikola Tesla para a eletricidade?

A grande importância de Nikola Tesla para a eletricidade ficou explícita na famosa Guerra das Correntes, como citado anteriormente.

Nas duas últimas décadas do século XIX, Tesla e Thomas Edison fizeram uma "batalha" para demonstrar para as grandes empresas da época quais seriam os benefícios de cada uma delas.

De um lado, Thomas Edison defendia a utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade. Do outro, Westinghouse e Nikola Tesla faziam campanha para a corrente alternada.

Nos primeiros anos, o procedimento de Edson foi adotado pela maior parte dos EUA.

A Guerra das Correntes colocou Nikola Tesla e Thomas Edison em lados opostosA Guerra das Correntes colocou Nikola Tesla e Thomas Edison em lados opostosFonte:  VK 

Entretanto, em 1882 Tesla desenvolveu um sistema de geração, transmissão e uso da energia elétrica proveniente de corrente alternada. Modelo que acabou se tornando o padrão em todo o mundo.

Agora que você já sabe o quanto Tesla foi importante para o mundo, lembre-se sempre do seu legado ao utilizar desde um controle remoto para mudar o canal da TV, até o movimento de dar partida no seu carro por meio do comando de ignição.

E aí, o que achou do conteúdo? Esperamos que tenha sido esclarecedor. Afinal, aprender física e ficar por dentro dos grandes feitos da humanidade é uma maneira de compreender o mundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.