Quais são os sintomas de alergia a medicamentos?

3 min de leitura
Imagem de: Quais são os sintomas de alergia a medicamentos?
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece possui algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes!

Uma situação de saúde bastante indesejável — e perigosa — é a alergia a medicamentos. Ela ocorre quando o sistema imunológico reage a algum componente de um remédio como se fosse uma substância estranha e começa a gerar anticorpos na tentativa de eliminá-lo o quanto antes do corpo. 

Por consequência, o corpo manifesta sintomas físicos, como coceira, urticária, inchaço, vermelhidão nos olhos, falta de ar ou até mesmo tonturas e desmaios.

A condição também é chamada de Reação de Hipersensibilidade a Medicamentos (RHM) e pode surgir em poucos minutos ou até dias depois de ter ingerido um determinado fármaco. 

E detalhe, o fato acontece com remédios de uso tópico — administrados diretamente na pele —, por via oral ou de modo intravenoso (direto na veia).

Uma vez que nem sempre temos noção acerca de quais medicamentos nos causam alergia, identificar sinais do corpo é fundamental, principalmente para saber o que fazer quando eles se manifestam.

*No caso da identificação de sintomas intensos, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente ao hospital.

Quais são os medicamentos que mais causam alergia?

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), 12% dos brasileiros já apresentaram algum tipo de alergia a medicamentos, e 90% dos casos envolveram apenas sintomas leves.

Há várias substâncias presentes em medicamentos que podem desencadear quadros alérgicos. Alguns deles são:

  • antibióticos — eritromicina, tetraciclina, penicilina e seus derivados, como amoxicilina e ampicilina;
  • insulina — usada especialmente por diabéticos;
  • aspirina e anti-inflamatórios — ibuprofeno e naproxeno;
  • anticonvulsivantes — carbamazepina, lamotrigina ou fenitoína;
  • substância de contraste de iodo — que é usada para fazer exame de raio X;
  • analgésicos — dipirona.

Como saber se estou tendo uma reação alérgica?

(Fonte: Alergocare)(Fonte: Alergocare)Fonte:  Alergocare 

Se você tomou um remédio há pouco tempo — até 1 hora depois de tê-lo ingerido — e teme estar tendo uma reação alérgica, vale a pena saber quais são os sintomas mais comuns de uma situação assim.

No caso do sistema imunológico, se estiver tendo uma reação leve, os sintomas podem ser:

  • coceira e vermelhidão da pele, a conhecida urticária;
  • olhos  vermelhos e inchados, lacrimejando;
  • inchaço em outras partes do corpo, como dedos, boca etc.;
  • febre acima de 38 °C;
  • coriza e vontade de espirrar;
  • dificuldade para abrir os olhos.

Porém, alguns organismos podem manifestar maior sensibilidade aos medicamentos, causando uma reação mais grave no corpo — o que, em situação mais extrema, pode levar à anafilaxia, uma reação alérgica que pode resultar em morte. Por isso, fique alerta quanto aos sintomas mais perigosos, que são:

  • aumento nos batimentos cardíacos;
  • dificuldade para respirar;
  • inchaço da língua ou da garganta;
  • confusão mental;
  • tontura;
  • sensação de estar prestes a desmaiar;
  • vômito;
  • náusea;
  • diarreia.

Caso esses sintomas sejam identificados, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente ao hospital para atendimento de emergência, com o intuito de não haver o risco de consequências mais graves.

Como saber se tenho alergia a algum medicamento?

Depois que a crise alérgica for controlada, você deve ser encaminhado a um médico, que vai fazer o mapeamento das possíveis causas da reaçãoEle analisará quais alimentos foram ingeridos nos últimos dias, as substâncias com que o paciente teve contato e quais foram os medicamentos que ele tomou.

Há também a possibilidade de realização de testes alérgicos mais especializados, nos quais o médico ou o profissional responsável coloca o paciente em contato com pequenas quantidades de substâncias que podem causar reações no sistema imunológico. Para fazer esse mapeamento, você deve procurar um médico-alergista, que é o profissional preparado para realizar esse diagnóstico. 

No caso de identificação da alergia, o médico terá que verificar a possibilidade de substituir o fármaco do seu tratamento por outro sem os componentes alérgicos.

Mapeamento AlérgicoMapeamento para descobrir possíveis alergiasFonte: Getty Images

Quanto tempo dura uma reação alérgica a medicamentos?

(Fonte: Revista Pediatria y Familia)(Fonte: Revista Pediatria y Familia)Fonte:  Revista Pediatria y Familia 

Uma alergia a medicamentos pode se manifestar imediatamente após a ingestão do remédio (entre 30 minutos e 1 hora), mas pode ocorrer horas ou mesmo dias depois.

A duração da reação vai depender das características do medicamento, da sensibilidade do organismo a ele e de outras características do organismo (como a existência de outras doenças). Contudo, no caso da identificação de uma alergia, o fármaco deve ser suspendido imediatamente.

No caso de haver a suspeita de uma anafilaxia, o setor de emergência deverá administrar medicamentos injetáveis que interromperão a ação do fármaco e fazer o monitoramento dos sinais vitais. No caso da identificação de um choque anafilático, o tratamento será o uso de adrenalina (epinefrina) via intramuscular.

Vale a pena, então, estar ciente de todas essas informações para conseguir se proteger — além, claro, de poder cuidar das pessoas que você ama. Conhecimento salva vidas! Para mais matérias como esta, continue de olho no TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.