O que comer antes do treino de musculação? Veja dicas

2 min de leitura
Imagem de: O que comer antes do treino de musculação? Veja dicas
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Para uma melhor orientação sobre a adoção de uma nova dieta, procure um médico ou um nutricionista.

O treino de musculação é o melhor aliado de quem quer melhorar a própria saúde e encontrar qualidade de vida. Mas a atividade não basta por si só. Ela deve ser acompanhada por bons hábitos alimentares para trazer o melhor resultado.

Entre as refeições diárias, quem malha deve estar atento ao que consome antes de ir para a academia. Com os nutrientes certos, é possível potencializar os resultados. Veja as melhores dicas para o seu pré-treino.

Antes do treino, dê preferência a alimentos leves, proteínas e carboidratos (Fonte: Shutterstock)Antes do treino, dê preferência a alimentos leves, proteínas e carboidratos (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Durante a academia, o corpo precisa de energia e força para encarar a bateria de exercícios. Alguns nutrientes suprem essa necessidade, e eles podem ser priorizados, cada um com o seu papel específico para o nosso treino.

Quais nutrientes comer no pré-treino?

Os carboidratos, muito retratados como grandes vilões da vida saudável, na verdade são a nossa principal fonte de energia. Eles recarregam nossa reserva natural de glicogênio, uma maneira que o corpo encontrou de guardar a glicose.

Em exercícios curtos e de pouca intensidade, o estoque desse nutriente no organismo costuma ser suficiente para nossa performance. Mas durante períodos maiores e em atividades mais intensas, essa reserva pode faltar. Por isso, o reforço no pré-treino é bem-vindo.

Outro macronutriente muito recomendado antes dos treinos são as proteínas. Um dos objetivos que mais movem pessoas a buscar a musculação é o ganho de massa muscular, e essas moléculas são essenciais nesse processo.

Proteínas ajudam no crescimento e recuperação muscular, ideal para treinos de força (Fonte: Shutterstock)Proteínas ajudam no crescimento e recuperação muscular, ideal para treinos de força (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

As proteínas não só atuam no aumento dos músculos, como também promovem recuperação do tecido, aumento de força e melhoria do desempenho. Mas não basta se alimentar bem. É preciso prestar atenção ao tempo.

Quando tomar o pré-treino?

Pesquisas científicas revelam que os resultados da atividade física são maximizados por uma refeição completa feita entre 2 e 3 horas antes do treino. Mas mesmo que você não consiga comer nessa faixa ideal, é possível ter benefícios de um pré-treino de última hora.

Entretanto, é necessário respeitar o corpo e o tempo da digestão. Busque comer alimentos leves e simples dentro da hora que antecede o treino, e dê preferência para os carboidratos e proteínas.

Por outro lado, atividade físicas não devem ser feitas em jejum, sob o risco de ocorrerem desmaios, tonturas e até acidentes. Aqueles que estão interessados em obter os melhores resultados de uma dieta aliada com exercícios podem se beneficiar de uma dieta feita por um profissional de nutrição.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.