Artemis I: NASA empurra lançamento da missão para 3 de setembro

1 min de leitura
Imagem de: Artemis I: NASA empurra lançamento da missão para 3 de setembro
Imagem: NASA/Divulgação.

A NASA escolheu o próximo sábado (3) como a nova data para o lançamento da missão Artemis I: a agência informou uma janela de duas horas, a partir das 14h17, no horário local — Kennedy Space Center, na Flórida —, a partir das 15h17, no Brasil.

Os meteorologistas da Força Espacial dos Estados Unidos preveem condições climáticas favoráveis para o sábado, apesar da possibilidade de pancadas de chuva esporádicas durante a janela de lançamento.

A nova incursão ocorre após o cancelamento da primeira tentativa de teste integrado da espaçonave Orion da NASA, do foguete Space Launch System (SLS) e de seus sistemas terrestres, no dia 29 de agosto.

Segundo a agência espacial, os gerentes de missão se reuniram na terça-feira (30) para "discutir dados e desenvolver um plano futuro para resolver problemas que surgiram durante a tentativa de lançamento."

f  NASA/Divulgação. 

Na primeira incursão, as equipes não conseguiram resfriar os quatro motores RS-25 do foguete para baixo de 250º C negativos, com o motor 3 apresentando as temperaturas mais altas. Posteriormente, foi detectado um vazamento de hidrogênio em um componente de desconexão rápida do SLS.

As equipes da NASA estão configurando plataformas para permitir que os engenheiros acessem o local onde ocorreu o vazamento do dia 29 e realizem avaliações e correções, se necessário.

Nos próximos dias, as equipes vão modificar e praticar os procedimentos de carregamento de propulsores, que agora incluem o teste de resfriamento dos motores, cerca de 30 a 45 minutos antes da contagem regressiva — durante a fase de abastecimento rápido de hidrogênio líquido para o estágio principal.

O lançamento pode ser acompanhado ao vivo no vídeo abaixo, que terá a transmissão oficial da NASA.

Saiba mais sobre a missão Artemis I nesta reportagem.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.