Ebola: República Democrática do Congo declara ressurgimento do vírus

1 min de leitura
Imagem de: Ebola: República Democrática do Congo declara ressurgimento do vírus
Imagem: OMS África

Em comunicado divulgado na terça-feira (23) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as autoridades de saúde da República Democrática do Congo (RDC) anunciaram o ressurgimento do ebola, um dos vírus mais mortais existentes. Altamente infecciosa, a doença do ebola mata mais de 90% de suas vítimas, causando pânico nas populações infectadas.

De acordo com o site da OMS África, uma mulher de 46 anos morreu no dia 15 de agosto, no Hospital de Referência de Beni que, por detectar sintomas compatíveis com a doença do vírus ebola, enviou amostras para as filiais de Beni e Goma do Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica (INRB).

Além de confirmar a presença do vírus, as análises revelaram que o caso estava geneticamente relacionado com o surto de ebola ocorrido entre 2018 e 2020, nas províncias de Kivu do Norte e Ituri. Em comunicado, os cientistas destacam que o vírus pode permanecer no sistema nervoso central e nos fluidos corporais dos sobreviventes, e se manifestar mais tarde.

Quais providências estão sendo tomadas para conter o vírus ebola?

OMS África/Twitter/Divulgação.OMS África/Twitter/Divulgação.Fonte:  OMS África/Twitter 

De acordo com a diretora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti, é preocupante o fato de os ressurgimentos do ebola continuarem ocorrendo na República Democrática do Congo. “No entanto, as autoridades de saúde do Kivu do Norte conseguiram impedir com sucesso vários surtos de ebola e, com base nessa experiência, sem dúvida, isso será controlado rapidamente”, afirma a médica sul-africana.

Para conter a propagação da doença, funcionários da OMS e autoridades de saúde da RD Congo estão trabalhando em conjunto, já tendo identificado 160 contatos da mulher falecida, que estão sendo rigorosamente monitorados, entre os quais 60 profissionais de saúde da linha de frente, 59 deles já vacinados contra a doença.

Segundo o comunicado governamental, existem atualmente 1.000 doses das vacinas rVSV-ZEBOV Ebola disponíveis no estoque do país, e 200 delas serão enviadas a Beni nesta semana. A chamada vacinação em anel – na qual são imunizados contatos e contatos de contatos – terá início em breve.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.