Mulheres vegetarianas têm risco maior de fratura no quadril, sugere estudo

1 min de leitura
Imagem de: Mulheres vegetarianas têm risco maior de fratura no quadril, sugere estudo
Imagem: wayhomestudio/Freepik

Para quem pensa que dietas vegetarianas são sempre saudáveis, um estudo realizado por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, faz um alerta. Após avaliarem os dados de 26 mil mulheres de meia-idade, os pesquisadores descobriram que aquelas com uma dieta vegetariana tiveram um risco 33% maior de fratura de quadril do que suas correspondentes que comiam carne.

Publicada em 11 de julho na revista científica BMC Medicine, a pesquisa é um dos poucos estudos a correlacionar risco de fratura de quadril em mulheres, no qual a lesão óssea foi confirmada a partir de registros hospitalares.

A pesquisa envolveu uma população de 26.318 mulheres, das quais 822 tiveram ocorrências de fratura de quadril (3%). Para efeito de comparação, a coorte foi dividida em comedoras de carne ocasionais, pescetarianas (comedoras de peixes) e vegetarianas, em oposição às carnívoras regulares, ou seja, quem consome cinco porções ou mais de carne por semana.

Por que mulheres vegetarianas têm mais risco de fraturas?

Fonte: kasa1982/FreepikFonte: kasa1982/FreepikFonte:  kasa1982/Freepik 

De acordo com o principal autor do estudo, James Webster, embora variem muito de pessoa para pessoa, as dietas vegetarianas “geralmente têm menor ingestão de nutrientes relacionados à saúde óssea e muscular. Esses tipos de nutrientes normalmente são mais abundantes em carnes e outros produtos animais do que em plantas, como proteínas, cálcio e outros micronutrientes".

A ausência desses nutrientes na dieta pode, segundo o estudo, resultar em menor densidade mineral óssea e da massa muscular. As duas ocorrências podem levar a um risco maior de fraturas.

Segundo Webster, embora o estudo revele "possíveis preocupações em relação ao risco de fratura de quadril em mulheres que têm uma dieta vegetariana", isso não significa que as pessoas devam abandonar esse regime alimentar. O importante é que os vegetarianos conheçam os nutrientes necessários para um estilo de vida saudável e equilibrado, diz o doutorando em Ciência Alimentar e Nutrição.

ARTIGO - BMC Medicine - DOI: 10.1186/s12916-022-02468-0.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.