Pensar muito gera resíduos tóxicos no cérebro que te deixam cansado

Imagem de: Pensar muito gera resíduos tóxicos no cérebro que te deixam cansado
Imagem: Shutterstock

O cansaço mental pode ser um problema para milhares de pessoas ao redor do mundo, principalmente após um dia estressante de trabalho. Agora, de acordo com um estudo publicado na revista científica Current Biology, a causa do esgotamento mental pode ter sido finalmente encontrada.

Segundo os pesquisadores, o trabalho cognitivo prolongado por diversas horas ajuda a acumular subprodutos tóxicos no cérebro, o que pode alterar o controle sobre as decisões e, por exemplo, fazer uma pessoa escolher ações que exigem menos esforço cognitivo como resultado do cansaço mental.

“Teorias influentes sugeriram que a fadiga é uma espécie de ilusão inventada pelo cérebro para nos fazer parar o que estamos fazendo e nos voltarmos para uma atividade mais gratificante. Mas nossas descobertas mostram que o trabalho cognitivo resulta em uma verdadeira alteração funcional – acúmulo de substâncias nocivas”, disse um dos pesquisadores da Universidade Pitié-Salpêtrière, Mathias Pessiglione.

O pesquisador Antonius Wiehler, ao lado de Pessiglione e outros colegas, buscava entender o que é a fadiga mental e o motivo do nosso cérebro acumular cansaço — diferentemente dos computadores, que podem trabalhar continuamente. Assim, eles usaram espectroscopia por ressonância magnética (ERM) para entender a química do cérebro em estágios de fadiga mental.

Cansaço mental

Foram analisados dois grupos durante o estudo, um com pessoas que precisavam se desgastar mentalmente para cumprir tarefas cognitivas e outro com participantes que tinham tarefas mais simples. Após a pesquisa, eles perceberam que o grupo que se desgastou mais mostrou sinais de fadiga e níveis mais altos de glutamato no córtex pré-frontal.

Assim, a pesquisa aponta que o acumulo de glutamato pode ser responsável pelos sintomas causados após a fadiga mental. Em próximos estudos, os pesquisadores desejam descobrir o motivo do córtex pré-frontal ser tão suscetível ao glutamato e, consequentemente, à fadiga.

Por enquanto, eles afirmam que não existe nenhuma forma milagrosa de resolver o problema de fadiga cognitiva. “Eu empregaria boas e velhas receitas: descansar e dormir! Há boas evidências de que o glutamato é eliminado das sinapses durante o sono", completou Pessiglione.

ARTIGO Current Billogy: doi.org/10.1016/j.cub.2022.07.010