Suplemento de vitamina B6 pode combater sintomas de ansiedade, diz estudo

2 min de leitura
Imagem de: Suplemento de vitamina B6 pode combater sintomas de ansiedade, diz estudo
Imagem: Shutterstock

Considerada extremamente útil na manutenção da saúde do cérebro, nervos e pele, a vitamina B6 (piridoxina) demonstrou, em um estudo realizado por cientistas da Universidade de Reading (no Reino Unido), ser também eficaz na redução dos sintomas de ansiedade e depressão em jovens adultos que receberam suplementação de altas doses do nutriente todos os dias, durante um mês.

O uso de suplemento de vitamina B6 para combater ansiedade e depressão apresentou bons resultados em estudo científicoO uso de suplemento de vitamina B6 para combater ansiedade e depressão apresentou bons resultados em estudo científicoFonte:  Shutterstock 

Publicada na terça-feira (18), na revista científica Human Psychopharmacology: Clinical and Experimental, a pesquisa concluiu, segundo seu principal autor, David Field, que “a vitamina B6 ajuda o corpo a produzir um mensageiro químico específico que inibe os impulsos no cérebro". Segundo o professor de Psicologia, esse efeito calmante pode ser associado com a redução da ansiedade entre os participantes.

Para comprovar suas hipóteses, os pesquisadores se concentraram no papel potencial da vitamina B6, que é conhecida por regular a síntese do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico), que bloqueia impulsos entre as células nervosas do cérebro.

Como foi feito o estudo sobre os efeitos benéficos da vitamina B6?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

O estudo envolveu a participação de 478 adultos jovens – 265 com ansiedade autorrelatada e 146 com depressão – recrutados em cinco fases interligadas. A população recebeu, de forma aleatória, suplementos de vitamina B6 e B12 50 vezes acima da ingestão diária recomendada ou um placebo, junto com alimentos.

Comparadas as avaliações feitas no início dos testes e após a suplementação, o estudo mostrou, a princípio, que a vitamina B12 teve um efeito reduzido em relação aos que ingeriram apenas o placebo. No entanto, a vitamina B6 mostrou resultados positivos estatisticamente significativos.

A eficácia da piridoxina na redução da ansiedade pôde ser comprovada por testes visuais realizados no final do estudo, que revelaram níveis elevados de GABA entre os participantes que tomaram suplementos da vitamina B6. Embora alguns alimentos contenham esse nutriente, para se ter efeito positivo no humor, uma suplementação é necessária, asseguram os cientistas.

Em um comunicado, Field lembra que ainda são necessários mais estudos para comprovar os benefícios do suplemento. Como a dose usada dentro da pesquisa é muito maior do que a recomendada por especialistas, é preciso cautela e o acompanhamento de um profissional antes de se esbaldar com a vitamina B6. Para Field, uma solução que pode ser adotada no futuro é uma combinação entre uso de vitamina B6 e terapia.

Recentemente, um homem foi internado no Reino Unido por overdose de suplemento de vitamina D. O paciente, que teve seu caso relatado em uma revista científica, ingeriu doses centenas de vezes maiores que a recomendada.

ARTIGO Human Psychopharmacology: Clinical and Experimental - DOI: 10.1002/hup.2852.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.