Oito macacos morrem no interior de SP com sinais de intoxicação e violência

1 min de leitura
Imagem de: Oito macacos morrem no interior de SP com sinais de intoxicação e violência
Imagem: Alexandre Pereira/Wikimedia Commons

Na última semana, a Polícia Civil do Estado de São Paulo abriu um inquérito para apurar diversos casos de intoxicação, agressão e morte de macacos na região de São José do Rio Preto (SP). Desde o início do mês, onze animais das espécies sagui e prego foram resgatados pela Polícia Ambiental com sinais de ferimentos indicativos de maus-tratos.

A última atualização do zoológico, feita na terça-feira (9), informou que, dos oito primatas intoxicados, quatro saguis-de-tufos-pretos morreram. Os outros quatro eram macacos-prego, entre os quais um filhote morreu e os três restantes encontram-se estáveis. Na segunda-feira (8), a instituição recebeu mais três saguis, com sinais de agressão, que não resistiram aos ferimentos.

O Zoológico Municipal de São José do Rio Preto recebeu onze animais com sinais de envenenamento e agressão; oito morreram. (Fonte: Prefeitura Municipal São José do Rio Preto/Divulgação.)O Zoológico Municipal de São José do Rio Preto recebeu onze animais com sinais de envenenamento e agressão; oito morreram. (Fonte: Prefeitura Municipal São José do Rio Preto/Divulgação.)Fonte:  Prefeitura Municipal São José do Rio Preto 

Por que os macacos estão sendo atacados?

A principal suspeita da Polícia Militar Ambiental sobre o motivo das agressões e envenenamentos contra os animais é o medo da varíola de macacos (monkeypox), doença que é transmitida entre seres humanos, através de contato direto com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama por exemplo.

Se for o caso, além de cruel, a motivação é totalmente inadequada, uma vez que, embora a doença seja mesmo uma zoonose – infecção que pode ser transmitida de animais a pessoaso seu principal vetor são roedores, como ratos e cães-de-pradaria, e não macacos. O nome monkeypox foi concebido porque o vírus foi inicialmente detectado em macacos, em 1958, embora os primatas sejam os principais transmissores da doença ao homem.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.