Nova tinta automotiva faz arranhão sumir só com a luz do sol; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Nova tinta automotiva faz arranhão sumir só com a luz do sol; entenda
Imagem: nattannuhankaew/Freepik

Um dos maiores sofrimentos para os donos de veículos, principalmente quando novos, os inevitáveis arranhões, podem estar com seus dias contados: uma nova tinta automotiva desenvolvida por cientistas do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Química (KRICT) da Coreia do Sul promete “curar” qualquer arranhão do seu carro, e usando apenas a luz solar, em 30 minutos.

A “mágica” que permite a um revestimento se tornar autorregenerativo é uma rede de polímeros à base de acril poliol, à qual são acrescentadas ligações químicas dinâmicas chamadas de estrutura de ureia impedida. Esse componente orgânico é capaz de repetir a decomposição e recombinar toda a estrutura do polímero.

No caso, o que causa o rompimento das ligações químicas dinâmicas do polímero é o calor, que é fornecido por um corante fototérmico (sensibilizado pela luz solar) orgânico, que consegue captar a luz infravermelha embutida no revestimento. Na prática, você arranha o carro, estaciona, vai almoçar e, na volta, o arranhão sumiu.

Quais as vantagens do novo revestimento?

Fonte: KRICT/Divulgação.  KRICT 

Fonte: KRICT/Divulgação

Embora revestimentos autorregenerativos não sejam exatamente uma novidade, os pesquisadores do KRICT garantem que o seu produto se destaca por se basear em materiais orgânicos. Isso significa que ele necessita de muito menos energia para funcionar, além de conseguir reparar um arranhão no mesmo local várias vezes, o que é inédito entre esses materiais.

Outro importante diferencial é que o novo produto é transparente, ou seja, não causa nenhum tipo de interferência na cor original do veículo, podendo até mesmo ser aplicado com os atuais métodos de pulverização. Apesar de o foco do revestimento ser os arranhões em carros, ele pode ser normalmente utilizado em telefones ou materiais de construção.

O processo foi demonstrado em um carrinho de brinquedo, no qual a luz foi magnificada com o uso de uma lupa. Confira no vídeo abaixo.

ARTIGO - ACS Applied Polymer Materials - DOI: 10.1021/acsapm.1c01768.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.