Produção de veículos no Brasil tem maior alta desde novembro de 2020

1 min de leitura
Imagem de: Produção de veículos no Brasil tem maior alta desde novembro de 2020
Imagem: Unsplash

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o mês de julho registrou a maior produção de carros no Brasil desde novembro de 2020. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (5), foram produzidos 218.950 automóveis durante o mês.

O número representa uma alta de 7,5% em relação ao mês anterior (junho) e quase 34% em comparação com os resultados em julho de 2021. Durante os primeiros sete meses do ano, já foram produzidos 1,3 milhão de carros.

Em 2021, a indústria de automóveis também sofreu com a crise global dos semicondutores, causada durante a pandemia.Em 2021, a indústria de automóveis também sofreu com a crise global dos semicondutores, causada durante a pandemia.Fonte:  Unsplash 

No mesmo período, foram exportados 41,9 mil veículos e, do início do ano até agora, já foram enviadas 288 mil unidades ao exterior. Em relação às vendas, foram 181.994 carros vendidos durante julho, registrando o segundo melhor mês do ano após maio — em média, foram 8,7 mil carros licenciados por dia durante o último mês.

Produção nacional

“Havia, e ainda há, muitos veículos incompletos nos pátios das montadoras, apenas à espera de determinados itens eletrônicos. Esses modelos só entram na estatística de produção quando são totalmente finalizados, o que vem ocorrendo com maior frequência, e isso explica essa melhora no fluxo de produção nos últimos três meses”, disse o presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, em um comunicado à imprensa.

Apesar de a exportação ainda conquistar bons números, julho representou um recuo após três meses de crescimento. Parte do problema é a crise financeira na Argentina, já que o país é responsável por absorver 30% das exportações de veículos nacionais.

No início de agosto, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incluiu os automóveis comuns e SUVs — picapes, vans e furgões entraram na redução no final de abril. A redução do imposto subiu de 18,5% para 24,75%.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.