A Mulher da Casa Abandonada e o telescópio James Webb: entenda a relação

2 min de leitura
Imagem de: A Mulher da Casa Abandonada e o telescópio James Webb: entenda a relação
Imagem: NASA GSFC/CIL/Adriana Manrique Gutierrez
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O podcast A Mulher da Casa Abandonada está atraindo ouvintes do país inteiro com uma história que estava escondida em Higienópolis, um dos bairros mais ricos do Brasil, localizado em São Paulo.

No programa, que é uma produção do jornal Folha de S.Paulo, o jornalista Chico Felitti investiga o que há por trás de uma excêntrica mulher que vive em uma mansão arruinada.

A mulher é Margarida Bonetti que, junto de seu agora ex-marido, Rene Bonetti, é acusada de ter mantido uma empregada doméstica em regime análogo à escravidão por cerca de 20 anos. O crime aconteceu nos Estados Unidos, quando o casal se mudou para o país ainda nos anos 1970. A vítima, que também é brasileira, só recebeu liberdade após uma vizinha ter denunciado o que estava acontecendo.

Rene Bonetti foi condenado pelo crime, e teve de pagar fiança e cumprir pena na prisão. Margarida fugiu dos Estados Unidos e passou a viver na casa que hoje está caindo aos pedaços. Até onde se sabe, ela nunca se acertou com a justiça americana.

Mas o que o Telescópio Espacial James Webb tem a ver com isso?

Rene, que é engenheiro eletrônico, havia se mudado para os EUA para trabalhar em uma empresa de satélites na década de 1970. Em um dos episódios do podcast, Felitti descobre onde o homem trabalha atualmente: na Northrop Grumman, empresa americana de tecnologia e inovação, que atua no setor aeronáutico e espacial.

Segundo a NASA, a empresa é um dos parceiros industriais na missão do James Webb.

Um perfil de Rene no LinkedIn, rede social voltada para profissionais, indica que seu cargo é o de payload manager (gerente de carga útil), e que ele vive em Sterling, no estado da Virgínia (EUA). Esse profissional é responsável por lidar com a carga que um veículo pode transportar; no caso da Northrop, isso pode envolver trabalhar com um conteúdo muito sensível usado na indústria aeroespacial.

Com o tamanho da operação que deu origem ao telescópio mais importante da atualidade, que teve um custo estimado em 10 bilhões de dólares, pode ser que em algum momento Rene até tenha trabalhado com o equipamento.

O podcast A Mulher da Casa Abandonada é uma série de áudio com novos episódios semanais. Nesta quarta-feira (13), ficou disponível o sexto episódio do programa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.