Cometa de 18 km passa 'perto' da Terra nesta quinta-feira (14)

2 min de leitura
Imagem de: Cometa de 18 km passa 'perto' da Terra nesta quinta-feira (14)
Imagem: Stelarrium/@ceuprofundo

Nesta quinta-feira (14) o cometa C/2017 K2 (PANSTARRS) chegará o mais próximo do nosso planeta possível — mas se engana quem pensa que ele estará na nossa vizinhança. Esse astro é um dos cometas ativos mais distantes já visto, e chegará a aproximadamente 270 milhões de quilômetros daqui.

As informações foram publicadas em um comunicado pelo Observatório Nacional (ON).

C/2017 K2 (PANSTARRS) é um dos cometas ativos mais longinquos já descobertos (Fonte: Stelarium/@ceuprofundo)C/2017 K2 (PANSTARRS) é um dos cometas ativos mais longinquos já descobertos (Fonte: Stelarium/@ceuprofundo)Fonte:  Stelarium/@ceuprofundo 

Astrônomos profissionais e amadores de todo o mundo aguardam com entusiasmo a sua passagem. Apesar de não ser visível a olho nu, o objeto poderá ser encontrado com pequenos telescópios ou até mesmo lunetas, graças ao tamanho de seu brilho.

O hemisfério sul do planeta, incluindo a maior parte do Brasil, será privilegiado nessa data. Por aqui o cometa deve ser visível durante a noite toda.

Quem quiser encontrá-lo deverá olhar na direção noroeste a partir de 00h09, e buscá-lo entre as estrelas da constelação de ofiúco.

O Projeto Céu Profundo, que reúne divulgadores científicos, fez algumas imagens do cometa. Veja na publicação abaixo:

Descoberta do C/2017 K2 (PANSTARRS)

O cometa é feito de gases congelados, rocha e poeira. Conforme se aproxima do sol e adentra regiões mais quentes, o material em sua superfície evapora e ele se torna ativo. É esse fenômeno que forma também suas famosas caudas.

Estima-se que K2 tenha 18 km de extensão no total, com uma cauda que atinge impressionantes 800 mil quilômetros de comprimento. K2 foi descoberto pelo telescópio Hubble em 2017, entre as órbitas de Saturno e Urano.

Na ocasião, o viajante interplanetário estava a 2,4 bilhões de quilômetros de nós. Agora ele deve chegar a 270 milhões — quase duas vezes a distância entre a Terra e o Sol. Os pesquisadores acompanharam a trajetória do astro de perto desde então.

Em dezembro desse ano, K2 atingirá também em outra marca importante, o seu periélio — ponto de máxima aproximação do Sol. A expectativa é que ele se torne cada vez mais brilhante antes de começar a se afastar de vez.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.