Doodle do Google celebra primeiras fotos do telescópio James Webb

1 min de leitura
Imagem de: Doodle do Google celebra primeiras fotos do telescópio James Webb
Imagem: NASA

Nesta terça-feira (12), o Google atualizou o doodle para celebrar as primeiras imagens capturadas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST), da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA). A primeira imagem mostra um agrupamento de galáxias há cerca de 4,6 bilhões de anos luz.

Na última segunda-feira (11), foi divulgada a primeira imagem cientifica enviada pelo Telescópio Espacial James Webb durante uma transmissão ao vivo com o presidente norte-americano Joe Biden. A foto apresenta em detalhes o agrupamento de galáxias SMACS 0723, jamais observado pela humanidade com tantos detalhes.

Uma animação homenageia as primeiras imagens do Telescópio Espacial James WebbUma animação homenageia as primeiras imagens do Telescópio Espacial James WebbFonte:  Google 

A imagem foi capturada usando um sistema de sensores infravermelhos acoplados no telescópio, considerado o sucessor do Hubble. O equipamento custou mais de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 54 milhões na cotação atual) para a NASA e as agências espaciais europeia e canadense.

De qualquer forma, é importante destacar que a primeira imagem divulgada não será a única e, nesta terça-feira (12), também foi divulgado o primeiro pacote completo de imagens capturadas pelo telescópio. As fotos apresentam milhões de estrelas, nebulosas, galáxias, entre outras belezas do espaço.

Primeira imagem divulgada pelo JWST apresentando o agrupamento de galáxias há cerca de 4,6 bilhões de anos luzPrimeira imagem divulgada pelo JWST apresentando o agrupamento de galáxias há cerca de 4,6 bilhões de anos luzFonte:  NASA 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.