Ciência

Cerveja lager, com ou sem álcool, pode fazer bem ao intestino masculino

Pesquisa feita por cientistas portugueses mostrou que, além de polifenóis benéficos, a cerveja contém microrganismos úteis ao intestino em sua fermentação

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

22/06/2022, às 06:30

Cerveja lager, com ou sem álcool, pode fazer bem ao intestino masculino

Fonte:  Shutterstock 

Imagem de Cerveja lager, com ou sem álcool, pode fazer bem ao intestino masculino no tecmundo

Um estudo piloto feito por cientistas portugueses da Universidade NOVA de Lisboa chegou a uma conclusão que pode ter uma repercussão positiva entre a população masculina. Segundo os pesquisadores, homens que bebem diariamente uma cerveja alcoólica ou não alcoólica desenvolvem um conjunto mais diversificado de micróbios intestinais, fator importante para redução de algumas doenças. 

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica The Journal of Agricultural and Food Chemistry.

A microbiota intestinal humana é composta de trilhões de microrganismos que impactam diretamente o bem-estar dos seus hospedeiros. De acordo com estudos científicos, quanto maior o número de bactérias presentes no trato gastrointestinal, menor as chances de o indivíduo desenvolver doenças crônicas, como cardiopatias e diabetes.

Como os cientistas descobriram os benefícios da cerveja lager?

Estudo mostrou que cerveja do tipo lager pode fazer bem ao intestino masculinoEstudo mostrou que cerveja do tipo lager pode fazer bem ao intestino masculino

A pesquisa foi feita através de um estudo duplo-cego no qual 19 homens saudáveis foram divididos aleatoriamente em dois grupos que beberam 325 ml de cerveja alcoólica ou não alcoólica ao jantar, durante quatro semanas. Os cientistas concluíram que, no período, peso dos participantes, índice de massa corporal e marcadores séricos para a saúde do coração e metabolismo não mudaram.

No entanto, o que surpreendeu foi o fato de, ao final das quatro semanas, os dois grupos terem apresentado uma diversidade bacteriana maior em sua microbiota intestinal, além de um nível mais elevado de fosfatase alcalina fetal, o que é um sinal de melhora na saúde do intestino.

A conclusão foi que consumir uma garrafa de cerveja por dia pode ser benéfico para o microbioma e saúde intestinal dos homens.

ARTIGO The Journal of Agricultural and Food Chemistry - DOI: 10.1021/acs.jafc.2c00587.



Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

Jorge Marin

Especialista em Redator

Redator do Mega Curioso e do TecMundo, Jorge Marin escreve sobre Ciências e Tecnologia desde 2019, conectando conhecimento acadêmico com experiências humanas do dia a dia. É psicólogo, cinéfilo e botafoguense inveterado.