Um café por dia pode ajudar a proteger seus rins, afirma estudo

1 min de leitura
Imagem de: Um café por dia pode ajudar a proteger seus rins, afirma estudo
Imagem: Shutterstock

Segundo um popular provérbio inglês, uma maçã por dia "mantém o doutor longe". Agora, ao que parece, uma xícara de café diária também pode fazer bem. Quem afirma é uma equipe de pesquisa do centro de estudos Johns Hopkins Medicine, em Maryland, nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa desenvolvida ali, consumir ao menos uma xícara de café por dia pode reduzir o risco de lesão renal aguda (LRA) em comparação com quem não bebe café.

O café é uma das bebidas mais populares no BrasilO café é uma das bebidas mais populares no BrasilFonte:  Shutterstock 

Os resultados foram revisados por pares e publicados em maio, na revista científica Kidney International Reports. Segundo o artigo, pessoas que bebiam qualquer quantidade de café, todos os dias, tinham um risco 15% menor de sofrer lesão renal aguda.

As maiores reduções foram observadas no grupo que bebia entre duas e três xícaras de café por dia - com um risco reduzido de 22% a 23%.

Perigos da lesão renal aguda

De acordo com a National Kidney Foundation, o mau funcionamento dos rins afetados pela LRA faz com que resíduos que deveriam ser eliminados pelos órgãos se acumulem no sangue, tornando mais difícil a manutenção do equilíbrio de fluidos no corpo.

Segundo os especialistas, os sintomas da LRA são diferentes conforme a causa, mas podem incluir pouca produção de urina; inchaço nas pernas, tornozelos e ao redor dos olhos; fadiga; falta de ar; confusão; náusea; dor no peito e, em casos graves, convulsões ou coma. A situação é mais frequente em pacientes hospitalizados.

Benefícios do café

Segundo o autor do estudo, o Ph.D. Chirag Parikh, diretor de da Divisão de Nefrologia e professor de medicina na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, beber café regularmente tem sido associado à prevenção de doenças crônicas e degenerativas, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e doenças hepáticas.

Recentemente, outro estudo identificou que o café também pode reduzir o risco da ocorrência de morte prematura.

“Agora podemos adicionar uma possível redução no risco de lesão renal aguda à crescente lista de benefícios para a saúde da cafeína”, afirmou o pesquisador. A LRA é caracterizada por um “episódio repentino de insuficiência renal ou dano renal que ocorre dentro de algumas horas ou alguns dias.”

E você, acredita nos benefícios da cafeína? Se sim, já tomou seu cafezinho hoje?

Artigo Kidney International Reports: https://doi.org/10.1016/j.ekir.2022.04.091.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.